Por detrás de, etc.
Queria saber se a expressão "por detrás de" é correcta (pelo menos, aparece referida como legítima na entrada "detrás" da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira). Gostaria ainda de saber se a expressão "por trás de" pode ser usada no sentido de "atrás de" (como vejo frequentemente); ou não será que só deve ser utilizada em conjunção com um verbo de movimento (exº: passei por trás da mesa)?
Insosso – preferível a insonso
Segundo o vosso glossário a forma correcta é insosso e não "insonso". Contudo, os dicionários que eu consultei consideram as duas formas correctas. Digam de vossa justiça.
«Forfetário»
Gostaria de saber o que significa exactamente o termo «forfetário», no seguinte contexto: «O regime forfetário do IVA».
Obteve-se... obtiveram-se?
Deve escrever-se "obteve-se os seguintes resultados" ou "obtiveram-se os seguintes resultados"?
Muito obrigado.
Concelho/conselho
Gostaria que esclarecessem sobre quando se devem de usar as referidas palavras mencionadas no título devido à minha dúvida sobre o significado correcto de tais e o seu correcto uso como por exemplo ... de Lisboa. Agradeço a resposta pois a minha pesquisa no vosso motor não me esclareceu. Pelo contrário ainda me baralhou mais.
Há cerca de dif. de acerca de
Sou estudante de engenharia. Quero saber qual a palavra correcta neste seguinte contexto: acerca / há cerca de dois anos, fui a Moscovo?
Anaeróbia
Em relação a vários termos técnicos da área de Microbiologia, deve-se escrever: anaeróbia ou anaeróbica?
Pessoa humana
Não é pleonasmo o uso da expressão referida? Surge como forma de distinção de "pessoa colectiva"?
Sintagma
Sou estudante do curso de Letras da PUC/BH e gostaria de saber, num sentido mais amplo, o que significa sintagma, e qual a diferença entre sintagma e frase.
Palavras homógrafas, homófonas e homónimas
Sou aluno do 7º Ano e gostaria de que me esclarecessem sobre a diferença entre: palavras homógrafas, homófonas e homónimas.
