É correcto utilizar a palavra penalty sem aspas, quando nos referimos a grande penalidade em jogos como o futebol (mas não só)?
Gostaria de saber ao certo e principalmente para explicar para os meus alunos, como é que se separa as sílabas da palavra história. Em alguns livros consta que se separa assim: his-tó-ri-a, ou seja, proparoxítona; em outros his-tó-ria, paroxítona. Eu sempre soube que pudesse separar como o 2° exemplo. Gostaria de uma explicação mais detalhada.
Já depois de ter enviado a mensagem anterior me lembrei de que também os franceses tem a expressão "mal de mer" para se referirem a certas "malaises particuliers éprouvés en bateau" (Petit Larousse).
Ao consultar a página de hoje e a propósito da palavra "almariado", achei que vos poderia ser útil a seguinte informação: Existe um "Dicionário do Falar Algarvio", da autoria de Eduardo Brazão Gonçalves, editado pela Região de Turismo do Algarve em Novembro de 1988. Segundo informação que não comprovei pessoalmente, existe uma edição mais recente (1997), agora da Algarve Emfoco (?) Editora, que estará à venda na livrarias Portugal e Arco Íris, em Lisboa.
O autor, na edição que possuo, a primeira, define assim:
"almareado" (com "e"): tonto; enjoado; ligeiramente embriagado.
"Almarear": sentir enjoo; enjoar a bordo ou por motivo de dar voltas sobre si próprio; Marear. Daí: almareação; almareado; "almareio". Do espanhol marear-se + almadiarse (?).
"Almareio": tontura, enjoo, vertigem.
Aproveito para agradecer e cumprimentar pelo vosso trabalho.
Qual é o significado exacto da palavra "Lumpenproletariado"?
Usamos os adjectivos diurno "vs" nocturno; matinal "vs" nocturnal. A pergunta é a seguinte: no caso de matutino teríamos alguma palavra que designasse a noite e que fosse seu antónimo?
Estou trabalhando na revisão de um texto que se refere, com alguma frequência, à terra, no sentido de «solo», parte sólida da superfície do globo; e também «pátria, região». E a Terra, «planeta». Não será correcto diferenciar este último sentido com maiúscula, como estou fazendo agora? Será indiferente?
Gostaria de saber se se diz "um dia, encontrei o João" ou "num dia, encontrei o João."
Gostaria de saber qual é a grafia correcta: excavação ou escavação?
Muito obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações