DÚVIDAS

No máximo, melhor que «no limite»
O Sr. Ministro João Cravinho acaba de anunciar na televisão que 'o Governo porá, por hipótese, no limite, 10 milhões de contos' já não sei onde. Sou eu que já não sei português, ou trata-se de mais uma bacorada (ministerial, certamente), daquelas que se dizem para mostrar que falo tantas línguas, estive tanto tempo no estrangeiro, que até já faço erros de português? E ainda há quem se ria dos que vão de vacanças!
Nudez, desnudez
O prefixo des... é usado para indicar uma acção contrária ou a acção de tirar. Exemplos: fazer, desfazer; ocupar, desocupar; acelerar, desacelerar; hidratar, desidratar; etc. No entanto, essa situação nem sempre se verifica: nudez e desnudez (des + nudez); nudação e desnudação (des + nudação), bem como outras palavras derivadas destas, têm o mesmo significado. Como é que se explica esta aparente contradição? Existem palavras doutras famílias que também mantêm o mesmo significado quando lhes juntamos o prefixo "des"? Obrigado pelos vossos esclarecimentos.
Processual
Num texto de Ciências da Educação encontrei o termo "procedural" (conhecimentos ou saberes procedurais) a que dei o significado de prático. Gostaria de saber se, de facto, procedural se pode tomar como prático no sentido de saberes que se ligam com procedimentos práticos e, neste caso, se não seria mais correcto usar-se a expressão "saberes procedimentais". Várias consultas, em vários dicionários, resultaram infrutíferas pelo que recorro ao vosso apoio. Grato pelo vosso cuidado, apresento os melhores cumprimentos.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa