De novo/denovo; de certeza/decerteza; de repente/derepente ...
É possível explicarem-me as diferenças de significado e as características gramaticais de cada uma destas formas, para que eu saiba porque se opõem ortograficamente?
Como se designam os nacionais de:
Serra Leoa, Gana, Bangladesh, República Centro Africana, Chechénia (ou Tchetchénia?), Azerbeijão (ou Azarbeijão?), Myanmar, Tajiquistão, Gâmbia, Iémen e Costa do Marfim?
Muito grata.
Estou fazendo um trabalho e necessito de todas as funções sintáticas da palavra "se". Soube através de um professor que a palavra "se" tem 6. É verdade isso?
Agradeco antecipadamente e parabéns pelo site.
Um abraço
Estou fazendo um trabalho e necessito de todas as funções sintáticas da palavra "que". Soube através de um professor que a palavra "que" tem 23 funções. É verdade isso?
Agradeco antecipadamente e parabéns pelo site.
Um abraço.
Na resposta sobre siglas, de 24/04/98, pude ler a frase seguinte: "Antigamente, costumavam-se escrever as siglas com pontos depois de cada letra".
Por que "costumavam-se escrever", e não o que me soa mais lógico, "costumava-se escrever"? Afinal, penso que equivale a "a gente costumava escrever", não tendo por sujeito "as siglas", tal como a construção parece sugerir.
Obrigado.
Tenho de publicar um anúncio e gostaria de saber se está correto:
A melhor escolha em componentes eletrônicos.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações