Pronúncia do "es-" e "ex-" inicial
Cheguei a perceber que há várias pronúncias correntes do "es-" e "ex-" inicial em Portugal. 1. es- [iS] e [ëS] (Na impossibilidade de utilizar o alfabeto fonético, aqui gostaria de representar provisoriamente o "sh" inglês por [S] e o "e" átono final do "corre" em português, por [ë]) 2. ex- [ëS] [ejS] e [äjS] (idem, idem, o "a" átono final do "seda" em português por [ä]) A diferença é regional? Ou cada pronúncia tem conotação especial? Qual a pronúncia mais corrente (ou considerada correcta) da Expo? (P.S. Para uma melhor exposição da minha dúvida, coloquei o mesmo texto com o Alfabeto Fonético Internacional. Muito obrigado.
Loquaz
Como se pronuncia a palavra "loquaz"?
Ponto (final)
Quando eu coloco um ponto de interrogação, exclamação devo colocar um ponto final para encerrar o assunto?
Ex.: Fazer: Tarefa; Concurso; Trabalho?.
Paroxítona = grave / proparoxítona = esdrúxula
A minha primeira questão prende-se com a adequação ou exactidão, ou mesmo correcção, no emprego da terminologia referida no título.
A minha segunda questão diz respeito à classificação (quanto à acentuação) das palavras que terminam em ditongo crescente, como "história", "excelência", "água", etc.
Obrigada!
Obsessivo-compulsivos
Qual a forma correcta de empregar estes dois adjectivos:
1) "sintomas obsessivos-compulsivos" ou "sintomas obsessivo-compulsivos"? 2) "doença obsessiva-compulsiva" ou "doença obsessivo-compulsiva"?
Queira aceitar as minhas desculpas pelo facto de escrever sem a grafia correcta.
Hemodialisado
Qual a forma correcta: hemodialisado ou hemodializado?
Sara
Queria saber de onde deriva a palavra Sara.
Pedonal
Pedonal / peadonal / peatonal.
Qual dos três termos é o correcto?
Obrigada.
Felicidade
O vocábulo "Felicidade" não varia quanto ao número?
Aprendi que alguns substantivos abstratos, tais como: esperança, fé etc, não devem ser flexionados. Deveremos empregá-los sempre no singular.
Esta informação está atualizada?
Sou professora de Português/Inglês e tenho ministrado alguns cursos de atualização gramatical.
Risco de vida (ou de morte)
Qual é o certo: "risco de vida" ou "risco de morte"?
