Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Frederico Leal Bruxelas, Bélgica 5K

No inestimável Telejornal da nossa inestimável RTP 1, acabo de ouvir a expressão 'produção em massa', a propósito do fabrico das novas moedas de euro. Já não se diz produção em série, ou é só por se estar a falar de dinheiro?

Alunos do 11.º B da ES Mira Portugal 8K

Qual é mais comum: azteca ou asteca?

Walter Moreira Brasil 5K

Qual a origem e o significado do nome Sueli? Sei que deriva do inglês Suely, mas quero mais informações.

Carlos Bom Portugal 3K

Por que motivo se lê o "u" em palavras como "equestre" e não se lê em palavras como "aquele"?

Obrigado, antecipadamente.

José Alexandre Brasil 6K

Minha outra pergunta é em relação ao verbo faltar. Por exemplo:
"Faltam professores qualificados na escola" - quer dizer que não há professores qualificados ou quer dizer que há professores qualificados, embora sejam poucos.
Da mesma forma, na frase: "falta motivação para os alunos" – a interpretação correta é: os alunos não possuem motivação ou os alunos possuem pouca motivação? Existem situações em que o verbo faltar equivale a não existir?
Obrigado.

José Alexandre Brasil 2K

   Gostaria de saber como interpretar a frase: "Bebo só em festas". Quer dizer que eu tomo bebiba alcoólica só em festas ou quer dizer que eu fico bêbado só em festas? Existe a possibilidade de o verbo beber ter o sentido de embriagar-se; ficar bêbado? Em quais situações?

António Brasil 9K

Qual o aumentativo de coitadinho?

Carmem Cecília estudante Brasil 21K

Gostaria de saber qual é a concordância correta com "a maioria de".
Obrigada.

Morelli Brasil 4K

O que é correto dizer:
Eu ganho «o bastante» ou eu ganho «Bastante»?

Jeanne Beserra Barbosa Brasil 41K

Qual a diferença entre «tampouco» e «tão pouco»?