Consultando um bom dicionário, conclui-se:
Cronómetro: «aparelho que serve para medir o tempo; relógio de precisão». Vem do grego `khrónos´, que significa tempo, mais `métron´, que significa medida. A palavra adquiriu o significado de precisão. Será um instrumento de precisão que, por exemplo, mede o tempo que um corredor demora a percorrer um determinado espaço (até às fracções de segundo).
Cronógrafo: «aparelho que regista o tempo em que se dá certo fenómeno, ou o tempo que ele dura; cronista». O termo vem do grego: `khronográphos´, que significa historiador (vindo para a nossa língua pelo latim `chronographu-´, cronista, com o a breve, logo acentuação tónica em ¦nó¦).
Portanto, um cronógrafo historia o acontecimento. Isto é, no exemplo do corredor indicado acima, um cronógrafo indicaria a altura do dia em que ele fizesse o percurso e a sua duração.
Numa outra análise, com recurso à Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, encontra-se, na entrada cronógrafo: «... pelo registo assim obtido se determinará depois, ou o momento preciso em que se observou um dado acontecimento, ou o intervalo de tempo decorrido entre dois acontecimentos.» Resumindo, salvo neologismos semânticos, que desconheço, penso que podemos dizer: um relógio está munido com um cronómetro, se indicar intervalos de tempo com precisão; e com um cronógrafo, se indicar os intervalos e os situar no tempo. No sentido que cronómetro adquiriu, acrescento, no meu ponto de vista: um cronógrafo terá a função também de cronómetro, se for um indicador de precisão.
Ao seu dispor.