DÚVIDAS

Mais viajado

Na sexta feira, 16/10/98, no jornal da tarde que vi na RTPI, duas coisas me chocaram. Primeiro falaram de Taiwan, que sempre conheci como sendo Formosa e que já aqui no Ciberdúvidas foi explicado que era assim, em português.
   Segundo, foi dito que o papa João Paulo II foi o papa mais viajado. Parece-me que deveria dizer-se o papa que mais viajou.
   Como maneira de promover a língua e cultura portuguesa no estrangeiro a RTPI deveria fazer um esforçozinho para aqueles que justamente, residentes no estrangeiro, precisam de não esquecer a língua e cultura maternas.

Resposta

De facto, à primeira vista parece que o Papa não é viajado. O que parece lógico é que viajou. Mas as línguas nem sempre têm lógica. O que tem lógica é o nosso pensamento.

O vocábulo viajado, particípio passado do verbo viajar, emprega-se em duas acepções:

a) Percorrido, andado, caminhado. Por isso, dizemos: «As terras viajadas por Fulano...».

b) Que fez longas viagens, que andou pelo mundo ou por muitas terras, viajando. O nosso bom escritor Aquilino Ribeiro escreveu assim na obra «Portugueses das Sete Partidas»: «(...) acabou por encontrar um homenzinho, muito viajado... e que falava como livro aberto».

Conclusão: Também é correcto dizermos que «o papa João Paulo II foi o papa mais viajado».

De facto, Taiwan é a Formosa. Das duas, uma: ou é ignorância crassa que não se compreende numa TV portuguesa, ou é vaidadezinha que atiça o gosto de ser diferente, mostrando que conhece os dizeres estrangeiros.

A RTPI emite semanalmente, não sei em que dia, um programa de língua portuguesa. Mas é muito pouco. É um «nico», como se costuma dizer.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa