Já consultei esta excelente página duas vezes anteriormente e fiquei muito satisfeito com as respostas. Peço licença para vir beber novamente a sabedoria e a erudição dos irmãos lusitanos e companheiros na luta com as palavras (que não é vã como disse o poeta).
O mesmo tipo de questão que lhes proponho já foi pedido em questões de vestibular no meu estado (Paraná) pelo CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica) e pela UFSC (Universidade de Santa Catarina). Aquele respondeu "sim" e esta dava como resposta "não".
A pergunta genérica seria:
Há equivalência semântica (significam a mesma coisa) entre uma oração coordenada adversativa e uma subordinada adversativa?
Exemplos: Existe equivalência semântica entre ...?
"Mesmo usando bom senso, pouco conseguiu fazer." e "Usou bom senso, mas pouco conseguiu fazer."
Surgiu-me a dúvida se "botar" é um regionalismo ou um arcaísmo. Estou mais inclinada para o regionalismo, pois penso que esta é uma expressão característica do norte. Porém, se é arcaísmo ainda não o é completamente, pois ainda se usa, e muito.
No programa da Sic que versava medicinas alternativas, ouvi a jornalista que conduzia o programa falar em charlatões. Agradecia um comentário.
Gostava que me informassem sobre a origem do vocábulo "matemática".
Agradecia ser esclarecida sobre a pontuação correcta das seguintes frases:
«Entretanto, assumiu a presidência o Sr. Presidente, Almeida Santos.»
ou
«Entretanto, assumiu a presidência o Sr. Presidente Almeida Santos.»
«Os Deputados do PCP, João Amaral e Octávio Teixeira, apresentaram um projecto de lei...»
ou
«Os Deputados do PCP João Amaral e Octávio Teixeira apresentaram um projecto de lei...»
Obrigada.
"Existe diferença entre raptar e sequestrar?
Se sim, quando é que se diz que uma pessoa foi raptada? E sequestrada?
Agradeço a resposta e aproveito para felicitar o vosso bom trabalho.
Como se escreve a palavra hortofrutícolas? É da forma anterior ou separada com traço - horto-frutícolas?
Tenho dúvidas quanto à diferença entre protista e protoctista? Os dicionários consultados não me esclareceram. Fico a aguardar a vossa resposta. Obrigada.
Pergunto se é correto classificar-se como conjunção aditiva a conjunção "e" nas seguintes frases: "Junte-se aos bons e será um deles; junte-se aos maus e será pior do que eles" "Trabalha com afinco e serás recompensado" A propósito, gostaria de saber como deve ser a análise sintática do seguinte período: "Ou somos virtuosos e teremos a salvação, ou somos iníquos e seremos condenados". Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações