Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Alcídio 5K

Gostaria de conhecer a origem do nome Alcídio e o seu semantismo (se é que existe algum).

José Pedro Engenheiro Civil Lisboa, Portugal 4K

Gostaria que me indicassem 2 ou 3 nomes de livros (os melhores) de cada um dos abaixo indicados:

- Gramática da Língua Portuguesa

- Dicionário de Língua Portuguesa

- Livro sobre Ortografia da Língua Portuguesa

Obrigado.

João C. Wiken Brasil 7K

É correto/correcto dizer "por meu intermédio"? Não será preferível "por intermédio de mim"? Razão da minha dúvida: o substantivo "intermédio", aparentemente, não comporta possessivo, uma vez que me seria impossível "possuir" um intermédio (ou desfrutá-lo, ou ser por ele afetado / afectado). Muito diferente é dizer "por minha responsabilidade". Esta sim, afeta-me, estou sujeito a ela.

Espero ter sido claro na formulação de minha consulta.

Vivian Newerla Brasil 5K

Estou lendo um texto do começo do século e há duas palavras para as quais não encontrei significados nos dicionários atuais. Vocês poderiam me auxiliar?

No primeiro caso trata-se da palavra enxovias, na seguinte frase "Neste não há enxovias, sendo os presos amarrados a um poste colocado na praça pública." Pelo contexto, trata-se de cadeia ou celas de cadeia, mas eu gostaria de saber se ela especifica um tipo determinado de cadeia ou cela, usadas na época.

A segunda palavra é porenga. O contexto na qual se apresenta é uma relação de objetos indígenas.

Agradeço os esclarecimentos. Obrigada.

Vasco Anjos Curveira de Sousa Portugal 11K

Agradecia que me explique a origem do nome próprio: Vasco.

M.C. Varandas Portugal 7K

Questão colocada num "trabalho para casa" de uma aluna do 8º ano, à qual a mãe (que tanto defende o rigor e a perfeição na Língua Portuguesa) não conseguiu dar resposta:

"Na frase seguinte, substitui pelos pronomes correspondentes as expressões a seguir sublinhadas:

Os professores deram o prémio aos alunos?

Sim, eles...

Não, eles..."

Telma Amaral Antropóloga Belém, Pará, Brasil 5K

O que significa a palavra alteridade? De onde ela se origina?

Darren Ward Professor Inglaterra, Reino Unido 15K

Por favor, peço novamente para me dizerem em quais nomes de estados brasileiros é obrigatório usar artigo definido na frente, em quais é facultativo o uso deste artigo e em quais ele não é usado. Disse "novamente" lá no início porque algum tempo atrás já tinha feito a mesma pergunta, mas até agora ainda não obtive resposta. Desculpem qualquer erro, o Português é minha segunda língua.

Obrigado.

Marcos Callis Brasil 7K

Em medicina, e mais precisamente em cardiologia, há um exame denominado eletrocardiografia dinâmica ambulatorial, que também é conhecido como holter. O que é correto afirmar: alterações encontradas ao holter de um paciente, ou alterações encontradas no holter de um paciente? Ou os dois?

Fernanda Antunes Portugal 10K

Gostaria de saber que preposição é regida pelo substantivo "perspectiva".

Obrigada pelo vosso esclarecimento.