Redação / redacção
Tenho dificuldades em redigir, isto é, tenho as idéias mas não consigo colocar no papel.
"Firewall" / antepara / corta-fogo
Especializei-me na área de Segurança em Redes de Computadores.
Um dos termos imprescindíveis na área é "firewall". Este termo designa, em inglês, uma técnica de construção civil que visa impedir a propagação do fogo entre divisões contíguas. Após pesquisa cuidada, verifiquei que em português não existe um termo homólogo na área da construção civil. No entanto, em construção naval, existe o termo "antepara" que especifica uma técnica útil para impedir a propagação da água entre divisões contíguas de uma embarcação.
Neste contexto, a questão que coloco é saber se a adopção do termo "antepara" como tradução do termo "firewall" é ou não legítima.
Exarado a / constante de folhas
Sou Analista Judiciária e estou acessando o computador, neste momento, de minha própria casa. Tendo em vista o contato direto com textos repletos de expressões forenses, gostaria de saber qual dos usos abaixo está gramaticalmente correto e se haveria alguma explicação para tal:
O despacho foi exarado às folhas quinze.
O Juiz deferiu o pleito a folhas quinze.
Diante da resposta anterior, como fica o uso do termo "constante de" antes da palavra folhas, considerando ainda a linguagem forense?
Estrasburgo
Escreve-se Strasburgo ou Estrasburgo?
Compostagem
Sou jornalista na revista Pro Teste, localizada em Lisboa (Olaias), e, durante a redaçcão de um artigo sobre corta-relvas, surgiu-me a palavra "compostagem", que tem a ver com o tratamento da relva (suponho). Gostaria de saber se me podem ajudar. Procurei-a no Dicionário de Língua Portuguesa, da Texto Editora, mas em vão.
Muito obrigada.
Fofoca
Quero saber o termo equivalente a fofoca em português lusitano.
Significado do meu nome
Gostaria de saber sobre o significado de meu nome inteiro ou parte dele: Joseane de Cássia Piatelli da Cunha Bueno.
Muito obrigado!
Mensural. Neologismo: "notacionais"
Há duas palavras que não se encontram no dicionário que eu consultei e gostaria de saber com que autoridade as posso utilizar, no âmbito de um trabalho científico. As encontram-se entre aspas:
Sinais "notacionais"
Notação "mensural"
Horas, indicação
Quais são correctos nas seguintes:
São cinco para o meio-dia.
São cinco para meio-dia.
(11:55AM)
Jantamos as dez para as oito.
Jantamos aos dez para as oito.
Jantamos dez para as oito.
(7:50PM)
"Para todos os espíritos"
Qual a função sintáctica de "para todos os espíritos" na frase de Júlio Dinis "a questão vital do dia era, para todos os espíritos, a dos enterros em campo descoberto"?
Como justificar o emprego das vírgulas, nesta frase, a quem aprende as regras da pontuação?
