DÚVIDAS

Santo / São

Antes dos nomes de santos começados por vogal, usa-se a palavra Santo – Santo António, André, Agostinho, por exemplo. Nos que começam por consoante, em vez de Santo, utilizamos a forma São – São Francisco, Martinho, José, etc. Por que razão, em Santo Tirso, começado por consoante, no caso "T", se usa Santo em lugar de São, embora em Torcato e Tiago, também iniciados por "T", adoptemos a forma da São?

Resposta

Não há regra sem excepção, como mais uma vez se observa! Quanto ao caso de São Tiago, por Santiago, esta forma está por Sant'Iago. Iago, variante de Jacob, é pois a origem de Tiago, cujo t pertence, na realidade, à palavra santo, que sofreu a apócope do o. Em Santo Tirso, a manutenção do t de Santo deve-se provavelmente ao facto de a sílaba seguinte ser ti e não to, isto é, repugna menos pronunciar toti que toto, como sucederia com Santo Torcato, com os o repetidos.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa