Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Mãe – aumentativo e diminutivo

Quais são os graus aumentativo e diminutivo de mãe?

 

Márcio Brasil 13K

É evidente que o substantivo mãe não tem aumentativo nem diminutivo no sentido de tamanho. Mas é vulgar empregar na linguagem familiar o sufixo diminutivo -inho/a para significar carinho, amor, como tantas vezes ouvimos em filhinho, paizinho, etc. E tantas vezes na palavra mãezinha – ora aqui está o diminutivo de mãe.
   Suponhamos agora este caso: um mãe com bastantes filhos. Muito boa para eles, mas autoritária. Consegue ter toda aquela filharada bem afinadinha com a ajuda do marido que a segue e dos filhos mais velhos. Então, quem bem a conhecer como óptima obreira da vida dos filhos, poderá dizer assim: A Joana! Olha a Joana! Aquela não é uma simples mãe. É uma mãezona! Aqui está a mãezona como aumentativo de mãe, que já tenho ouvido.
   Outros sufixos há que, em determinados contextos e em tal ou tal situação, podem servir para formar outros aumentativos e diminutivos do substantivo mãe.

José Neves Henriques