DÚVIDAS

Credibilização / credibilidade
É comum encontrar em qualquer texto da imprensa diária (e outros) a palavra credibilização. Estava a escrever um texto no qual tencionava utilizar a referida palavra... como tive dúvidas consultei o Ciberdúvidas e dicionários 'on-line' e não obtive quaisquer resultados... a pergunta então é: a palavra credibilização existe? Se sim, porque não se encontra em dicionários? Se não, porque é que tanta gente a escreve e diz?
Ditongos, fonética
Meu nome é Daniela, sou do 3.° ano do ensino médio, estou dando Fonética. Hoje tive uma aula sobre encontros vocálicos. Ditongos, tritongos, hiatos. Meu professor explicou que é usado como padrão o jeito de se falar do Rio de Janeiro. Então, tinha um exercício que pedia para se dizer em quais palavras havia ditongos e quantos. Então, apareceu a palavra viuvez. Quando eu falo viuvez, eu pronuncio os fonemas /v/i/u/v/ei/s, certo?? Com um ditongo /ei/? Assim como em vez, /v/e/i/z, certo? Meu professor diz que não tem /i/, mas pelo que eu entendi, eu pronuncio o i. Certo???
Petersburgo
Tenho alimentado uma polémica intensa com um amigo português que viveu na Rússia vários anos e que garante que a tradução correcta para português do nome da cidade que Pedro mandou construir é São Peterburgo. Sempre tenho ouvido dizer Petersburgo, consultei variadíssimas publicações onde aparece sempre Petersburgo, sei que os franceses dizem Petersburg, os ingleses também, os espanhóis escrevem Petersburgo, mas fiquei surpreendido ao encontrar muitos 'sites', sobretudo basileiros, onde se grafa Peterburgo. Assim, a pergunta que vos quero colocar é, basicamente, a que vem no título: em português, o que é mais correcto – Peterburgo ou Petersburgo?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa