Porque "porque" não é acentuado?
Embora me pareça que a conjunção causal "porque" não é acentuado por ser dissílabo átono, não encontrei explicação direta em nenhum livro de gramática da Língua Portuguesa no Brasil.
Agora, um amigo disse-me que um certo autor afirma tratar-se de oxítono. É possível uma palavra ser átona e oxítona?
Sou professora de línguas e gostaria de saber como explico para meus alunos os seguintes itens abaixo:
As palavras paroxítonas terminadas em ditongo crescente são acentuadas, entretanto a terminação "am" final forma um ditongo decrescente (não acentuado). Que explicação dou para palavras terminadas em tritongo acentuadas? Como justifico por exemplo a palavra águam, ágüem, enxáguem...?
Como justifico apazigúem, averigúes...? Considero como exceções ou como regras especiais? Se são especiais, porque não aparecem nas gramáticas?
Obrigada pela resposta e atenção dedicada.
Gostaria que me informassem qual das duas colocações está correta.
1) A mãe reclamou da conduta do funcionário e do procedimento adotado que não permitiram acompanhar sua filha para assistir ao filme.
2) A mãe reclamou da conduta do funcionário e do procedimento adotado que não permitiram-na acompanhar sua filha para assistir ao filme.
Gostaria de saber o que vem a ser exatamente a filologia e qual livro que eu poderia adquirir para um contato inicial.
Gostaria que, por favor, me enviassem uma resposta precisa do que vem a ser neologismo, gíria e empréstimos linguísticos, quais as diferenças, e que bibliografia me indicariam para eu fazer um trabalho monográfico sobre esse assunto.
Alguns inquéritos são sofríveis. Mas também os são algumas denúncias, petições e sentenças.
Pergunto: "os" são... ou "o" são...?
Quando dizemos " sua curiosidade é a própria da idade", como devemos analisar o "a"? Trata- se do demonstrativo equivalente àquela? Ou é artigo?
Gostaria que me ajudasse a ver a diferença de sentido que o "a" introduz na frase acima. Ou não há diferença?
O uso da vírgula na frase abaixo está correto?
Foi assinado, por este Tribunal, o termo de cessão de posse e transferência de responsabilidade, para o TST.
Diz-se 'há falta de melhor' ou 'à falta de melhor'?
Eu já li várias respostas sobre o assunto, mas há uma coisa que me intriga muito: por que vocês, portugueses, usam acentos agudos onde nós, brasileiros, usamos acentos circunflexos? Exemplo: ténis (Portugal) e tênis (Brasil).
Pode ser uma dúvida tola, mas eu gostaria de entender, já que admiro muito o jeito de os portugueses conservarem a língua mais pura e menos influenciável.
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações