Em algumas zonas do nosso país os falantes trocam normalmente o v pelo b. Gostava de saber porquê, se foi sempre assim, ou desde quando isso acontece.
Por que, quando e em qual documento a grafia "Brazil" foi alterada para Brasil?
Gostaria de saber qual a diferença, se é que existe, entre responder porque e por causa.
Se existe, qual a forma mais correcta?
Qual o papel descritivo da gramática? Como defini-lo e exemplificá-lo através da sintaxe de regência, sintaxe de concordância e sintaxe de colocação?
Como deverei proceder no uso da crase na frase abaixo?
Informo o valor relativo às contas remanescentes de luz, água e telefone.
Ou
Informo o valor relativo a contas remanescentes de luz, água e telefone.
Grata.
Estou fazendo um trabalho sobre as técnicas da conversa, e preciso de uma lista bastante cumprida de expressões usadas frequentemente na conversa ou para verificar a presença ou a participação do interlocutor, para explicar-se ou para preencher um espaço enquanto o falante recolhe os pensamentos. Estou lendo romances e seguindo desenhos animados, mas encontro poucos ou não sei escrevê-los. Algumas que já encontrei; são os seguintes: Não é? Né? Hein? Sim? Pois é. Pode me indicar mais algumas, e como ou quando se usa?
Gostaria de saber se existe mais alguma palavra, para além de mãe, que termine com ditongo nasal ãe. Muito obrigada.
Gostaria muito de saber a vossa opinião sobre a utilização da expressão "resultar em". Eu acho errado colocar a preposição "em" porque o próprio verbo "resultar" implica consequência, fim de algo, por isso prefiro utilizar "ter como resultado".
Por exemplo, em vez de "A acção dele resultou num fracasso" eu preferiria "A acção dele teve como resultado um fracasso", mas gostaria de saber se esta minha preferência tem algum fundamento plausível na Língua Portuguesa.
Agradeço desde já a vossa atenção.
O que é etnologia e etnolinguística, o que fazem?
A palavra reprise tinha algum significado especial em 1930?
A expressão que estou procurando é "trabalho em reprise", utilizada em um documento de 1930, referente a programa de instrução elaborado para o Pelotão de Cavalaria da Polícia Militar do ES.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações