Pizaria/pizzaria
Gostaria que me informassem de qual destas palavras está certa. Pizzaria ou pizzeria?
Nigerinos/nepaleses/namibianos/mauritanos
Como se chamam os naturais do Níger, do Nepal, da Namíbia, da Mauritânia?
Televisão
A palavra televisão é oxítona ou paroxítona, acentuada ou não?
Crase. Baile a fantasia
Gostaria de saber se a expressão "baile à fantasia" possui ou não crase. Se possuir crase, peço a gentileza de me explicarem o motivo, pois não consigo compreender o uso da crase nessa expressão, já que " baile a rigor" não requer o uso do artigo masculino (ao rigor!).
Desde já agradeço a ajuda.
Os erros morfossintácticos
Estou a fazer a monografia de Didáctica do ensino da língua francesa.
Tenho dúvidas sobre o tipo de erros morfossintácticos que os alunos fazem ao aprenderem a língua francesa. Pedia para me explicar de forma simples que tipo de erros morfossintácticos podem ocorrer nesta situação.
A noção de interlíngua e metalinguagem estão um pouco confusos na minha pesquisa.
Agradeço desde já a sua atenção.
O estudo dos verbos
Não têm técnicas para se aprender verbos mais facilmente?
Eu já estudo 5 horas por dia (depois das aulas) Português, mas não consigo acertar nos verbos. Que fazer?
Verbos de ligação e verbos transitivos directos
Prestei um concurso recentemente e fiquei em dúvida nas seguintes questões: 1) Aponte a alternativa que não tenha um verbo de ligação a) O uso de drogas tem prejudicado a vida de muitos jovens. b) Os cientistas não ficam indiferentes à situação dos moradores. c) Os Professores estão no laboratório, conversando com os melhores alunos. d) Poucos intelectuais permanecem em atividades físicas. 2) Aponte o período que não contém objeto direto a) Os romances policiais pediam um cenário de fortificação feudal. b) Sua falta de verdadeira cultura, ele conseguia dissimulá-la encadeando mentiras ilusórias. c) Ao cair da tarde, entraram, no automóvel, quatro funcionários do Departamento Pessoal. d) Muito assustado, o proprietário da mansão puxou do revólver e atirou no ladrão. Na primeira questão a alternativa apontada como correta foi a A e na segunda foi a alternativa C. Gostaría de saber se as alternativas apontadas estão realmente corretas e por quê. Grata.
Uso do pretérito mais-que-perfeito
Eu gostaria saber quando você pode usar o pretérito mais-que-perfeito do indicativo. É um tempo muito difícil e não o compreendo bem. Muito obrigado.
Condizer /dizer
O verbo condizer é defectivo? Qual é, por exemplo, o particípio passado?
Neologismos / palavras compostas
Em primeiro lugar quero felicitá-los pela existência do Ciberdúvidas e pelos vossos esclarecimentos e opiniões.
Gostaria de vos colocar algumas questões: Qual é o critério, caso exista, para se poder dizer que uma determinada palavra é de uso corrente? E um neologismo?
Uma palavra composta por "cyber" e por outra palavra, como por exemplo "cyberconceito", "cyberloja", etc., pode ser considerada um neologismo (ou estrangeirismo)? Se utilizasse "ciber" em vez de "cyber" seria a mesma coisa?
Desde já, muito obrigado pelas vossas respostas.
