DÚVIDAS

Predicativo do objecto/adjunto adnominal
Adjunto adnominal: trata-se de um termo de valor adjetivo que serve para especificar ou delimitar o significado de um substantivo, qualquer que seja a função deste na oração. Predicativo do objeto: é o termo que exprime um atributo, um estado ou modo de ser do objeto. Vejamos, então: Meus irmãos vestem roupas vistosas. 'vistosas' é um adjunto adnominal, certo? Por que não poderíamos classificá-lo como predicativo do objeto direto, já que o adjetivo 'vistosas' se refere ao objeto direto?
Modismos da língua portuguesa
(descartar, imperdível, torcida)
Mais uma vez, gostaria de contar com vossos valiosos préstimos para elucidar uma questão. O professor Domingos Paschoal Cegalla, em seu Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa, no verbete modismo, enumera algumas expressões, que, justamente por serem modismos de linguagem, deveriam ser evitadas. Não consegui entender, no entanto, o que haveria de errado nestas expressões por ele citadas: «descartar uma hipótese», «filme ou espetáculo imperdível» e «para delírio da torcida». Agradecendo desde já a atenção dispensada, cordialmente, despeço-me.
Desvelar / revelar
Quando iniciamos os verbos com a partícula "re", estamos representando uma ação repetida. Por exemplo: refazer, recontar, reagrupar, recobrir et cetera.    Para estes verbos, e outros, também usamos a partícula "des" para indicar o contrário do que eles se propõem. Por exemplo: em fazer, temos desfazer; em contar temos descontar; em agrupar temos desagrupar; em cobrir temos descobrir.   Mas observem o problema com o verbo velar e as partículas "res" e "des":    – Quem "vela" algo, encobre, oculta e intercepta.   – Quem "revela" algo, descobre, divulga, mostra, denuncia, declara ou tira o véu. (e porque não encobrindo novamente?)   – E quem "desvela"? Não estaria este também descobrindo, divulgando, mostrando, denunciando, declarando ou mesmo tirando o véu?   Senhores, não acham que há alguma coisa de errado com o uso do verbo "re+velar"?   Até mesmo no Latim essa história é confusa!    Podem me esclarecer?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa