Pneu: uma sílaba
Tendo lido a dúvida sobre a palavra pneu, que na minha terra se pronuncia peneu, gostaria de saber quantas sílabas existem na palavra pneu.
Obrigado!
Dinossauros: tradução dos nomes originais
Sou tradutora em Inglaterra. Estou a traduzir uma revista para crianças e tenho a seguinte dúvida: os nomes originais dos dinossauros, tais como apatosaurus, comsognathus, archaleon, etc., traduzem-se para a língua portuguesa, ou em Portugal usam-se os nomes originais?
Obrigada pela resposta.
Oralidade no texto escrito
Sou Maria Aparecida. Faço o curso de especialização em Língua Portuguesa. Vocês poderiam me auxiliar no seguinte tema:
A influência da oralidade na produção de texto escrito.
Se avém
Na obra Viagens na Minha Terra, o autor utiliza a seguinte expressão: "como se avém ele". Gostaria de saber qual a sua origem e qual o verbo em causa.
Modo indicativo: realidade, certeza
Na frase: Não sei se o Brasil terá isto.
Olhando em uma gramática constava a seguinte explicação..." O verbo terá exprime "dúvida".
Todos sabem que o verbo está no futuro do presente do modo indicativo. Ora, modo indicativo exprime "certeza", "positividade" de acontecimento, de ações, fatos, etc.
Porque a gramática deu esta explicação?
Depós
Sou professora do 1.º C. E. B. e encontro-me a frequentar uma formação " Sorrir com os erros e não rir dos erros", na E. S. E. da Guarda.
Gostaria de ser esclarecida acerca do uso da palavra "depós", que li na obra "Viagens na Minha Terra". Deve entender-se como "depois"? Ainda está em uso?
Obrigada.
"Internet": via, por
Solicito a gentileza de esclarecer qual(is) das formas abaixo está(ão) correta(s) e, se possível, justificar a resposta:
1) Transmiti minha declaração de imposto de renda via Internet. 2) Transmiti minha declaração de imposto de renda pela Internet. 3) Transmiti minha declaração de imposto de renda através da Internet. 4) Transmiti minha declaração de imposto de renda por meio da Internet. 5) Transmiti minha declaração de imposto de renda por intermédio da Internet.
Agradeço antecipadamente pela resposta,
"Retrabalho"
Gostaria de saber se a utilização da palavra "retrabalho" é correta; no sentido de dizer que um trabalho é feito novamente ou duas vezes. Caso seja errado, qual palavra poderia usar para substitui-la? Muito obrigado pela atenção!
Mau / ruim, outra vez
Quando se emprega "mau" e quando se emprega "ruim"?
Fogo (casa)
Na resposta a uma consulente sobre o tema em epígrafe, permita-me, senhor professor José Neves Henriques, que acrescente um esclarecimento, eventualmente útil.
Ao fogo sagrado existente nos lares gregos e romanos, chamavam estes «vesta, ara ou focus». Esse fogo estava sempre aceso, de dia e de noite, como protecção contra os males do destino, cuja protectora era, em Roma, a deusa Vesta (o mesmo acontecia nas casas gregas, onde se dizia «estia», numa transcrição muito aproximativa). Era a esse fogo que correspondia a ideia de «casa« e não ao lume de cozinhar ou aquecer.
Embora, etimologicamente, focu(m) seja a origem da palavra, a verdade é que a origem de fogo como casa, é proveniente, de facto, das mitologias (como, de resto, acontece com tantas palavras e realidades da nossa língua e da nossa civilização). Qualquer bom dicionário de mitologia latina o indica, para já não falar em Fustel de Coulanges, na sua obra clássica "A cidade antiga", onde o assunto é abordado com profundidade.
