DÚVIDAS

Fazei / faça

A minha dúvida é em relação à conjugação do verbo fazer na frase da Oração de São Francisco:

"Ó Mestre, fazei com que eu procure mais."

A minha pergunta é a seguinte: a conjugação correta não seria "faça"? Se não for essa a resposta, gostaria de saber o porquê.

Resposta

A frase da oração está correcta. "Fazei" é a 2.ª pessoa do plural do imperativo do verbo fazer, sendo o seu sujeito subentendido "vós": fazei vós. Era a construção normal, quando se tratava uma pessoa singular por vós, mostrando deferência, respeito. Este tratamento caiu em desuso, sendo hoje reservado a Deus, santos e similares. Permanece nas orações e contexto litúrgico em geral. Ex.: "Pai nosso (...) O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas (...), mas livrai-nos de todo o mal."

A forma verbal "faça" pertence ao presente do conjuntivo e é vulgarmente utilizada com valor de imperativo, quando pretendemos tratar a pessoa a quem nos dirigimos por "a senhora", "o senhor", "você".

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa