Sou estudante... queria saber as influências sofridas na língua portuguesa pelo inglês? E alguns exemplos de palavras aportuguesadas...
Obrigada!!
Funções monológicas e funções dialógicas.
Quero saber o que são essas funções. Dê exemplos.
Agradeço.
Em conversa particular pelo "ICQ", a revisora de um dos meus trabalhos implicou com a frase "Nestas condições, fica oneroso para mim trabalhar com taxas reduzidas baseadas na suposição de que o meu trabalho é facilitado, quando o que acontece é o contrário." Como ela deve ter sido "treinada" (como se faz com os cavalos) para apontar a construção "para mim + verbo" como erro, foi o que fez, exultante por me apanhar em falta.
Para mim, não há a menor dúvida de que a frase está correta. Mas a revisora não se convence, e insiste em que eu a corrija. Há alguma possibilidade de eu estar errado?
Gostaria de saber por que usa-se andar a cavalo e não andar de cavalo, assim como andar de carro.
Na prova do vestibular, uma questão dava como incorrreta a seguinte separação silábica: a-brup-ta-men-te.No dicionário encontrei "ab-rup-to".Achei estranho e perguntei para dois professores na Internet, porém continuei com a dúvida, pois um separou assim: ab-rup-ta-men-te e outro assim: a-brup-ta-men-te. Afinal qual a separação correta?
Ao contrário do que tenho feito com outros jovens e amigos (sou professor do Ensino Secundário, disciplina de Psicologia), não consigo ajudar o brasileiro Ederson a ter uma ideia do significado do seu nome. Consultados vários dicionários (o do professor J. P. Machado à cabeça) e 'sites', nenhum fala do nome Ederson. Dão-me uma ajudinha?
Queria que vocês me explicassem os radicais de felicidade e infelizmente.
A exemplo de latino-americano e centro-americano, deve escrever-se américa-latina e américa-central (em começo de parágrafo América-latina e América-central)?
Obrigado pela ajuda.
Gostaria de saber se existe alguma palavra na língua portuguesa que pode ter a sua acentuação gráfica justificada por mais de uma regra gramatical.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações