Mais uma vez, gostaria de contar com vossos valiosos préstimos para elucidar uma questão.
O professor Domingos Paschoal Cegalla, em seu Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa, no verbete modismo, enumera algumas expressões, que, justamente por serem modismos de linguagem, deveriam ser evitadas.
Não consegui entender, no entanto, o que haveria de errado nestas expressões por ele citadas: «descartar uma hipótese», «filme ou espetáculo imperdível» e «para delírio da torcida».
Agradecendo desde já a atenção dispensada, cordialmente, despeço-me.
Quando iniciamos os verbos com a partícula "re", estamos representando uma ação repetida. Por exemplo: refazer, recontar, reagrupar, recobrir et cetera.
Para estes verbos, e outros, também usamos a partícula "des" para indicar o contrário do que eles se propõem. Por exemplo: em fazer, temos desfazer; em contar temos descontar; em agrupar temos desagrupar; em cobrir temos descobrir.
Mas observem o problema com o verbo velar e as partículas "res" e "des":
– Quem "vela" algo, encobre, oculta e intercepta.
– Quem "revela" algo, descobre, divulga, mostra, denuncia, declara ou tira o véu. (e porque não encobrindo novamente?)
– E quem "desvela"? Não estaria este também descobrindo, divulgando, mostrando, denunciando, declarando ou mesmo tirando o véu?
Senhores, não acham que há alguma coisa de errado com o uso do verbo "re+velar"?
Até mesmo no Latim essa história é confusa!
Podem me esclarecer?
Gostaria de saber qual é o correto escrever: " procedo à presente averbação", ou simplesmente "procedo a presente averbação".
Nas escolas e colégios, é feita avaliação ou verificação?
Como é feita a avaliação na língua portuguesa?
Vejo as palavras abaixo escritas de modos diferentes. Como escrever: neodarwinismo, neo-darwinismo ou neo darwinismo? Aliás, nesses dois últimos casos, darwinismo não deveria ficar em itálico, não é? Deveria?
Neoliberalismo, neo-liberalismo ou neo liberalismo?
Sou professora de português no Brasil. Minha dúvida é sobre a separação de palavras como:
Paraguaio, Uruguaio, Araguaio, etc. Mantém-se o tritongo e deixa-se a última vogal isolada ( A-ra-guai-o), ou separa-se da mesma maneira que (pa-pa-ga-io)?
Esta questão pode custar o meu emprego e ficaria muito grata se alguém me respondesse.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações