Os exemplos que apresenta podem representar diferentes palavras, cada uma com a sua acentuação.
a) Revólver. A sílaba tónica é a penúltima, se se tratar do substantivo que significa um tipo de arma de fogo. É uma palavra grave. Ex.: «No assalto, o homem usou um revólver. » Nada de confundirmos com revolver, o infinitivo do verbo revolver, que significa remexer, misturar, revirar. A sílaba tónica é a última; logo, é uma palavra aguda. Ex.: «A galinha está a revolver a terra à procura de comida.»
b) Maquinaria. A sílaba tónica é a penúltima, quer se trate do substantivo, quer de uma forma do verbo maquinar (que significa tramar, urdir, conspirar), no condicional. É uma palavra grave. Ex.: «Esta maquinaria está velha. / Achas que ele maquinaria (conceberia) uma armadilha dessas?»
c) Amem. A sílaba tónica é a primeira, se se tratar do verbo amar no presente do conjuntivo. É uma palavra grave. Ex.: «Amem as crianças, que elas são inocentes.» Diferente de amém, cuja sílaba tónica é a última, com acento agudo, se se tratar da palavra litúrgica; significa «assim seja».
d) Somente. A sílaba tónica é a penúltima. É uma palavra grave.
d) Cantaram. A sílaba tónica é a penúltima. Trata-se do pretérito perfeito do verbo cantar. É uma palavra grave. É diferente da forma "cantarão", que está no futuro do indicativo e cuja sílaba tónica é a última. Ex.: «Ontem, eles cantaram muito bem. / Amanhã eles cantarão muito bem».
e) Seria. A sílaba tónica é a penúltima, se se tratar de uma forma do verbo ser, no condicional. É uma palavra grave. Ex.: «Seria uma boa ideia festejarmos a tua passagem de ano». Diferente de séria – cuja sílaba tónica é a antepenúltima –, palavra acentuada, por se tratar do feminino do adjectivo sério, que significa honesto. É uma palavra esdrúxula. Ex.: «Faço-te uma proposta séria».
f) Sabia. A sílaba tónica é a penúltima: trata-se do verbo saber, no pretérito imperfeito do indicativo. É uma palavra grave. Ex.: «Eu não sabia que ele estava cá». Não confundir com sábia, cuja sílaba tónica é a antepenúltima; é acentuada por se tratar do feminino do adjectivo sábio, que significa sabedor, conhecedor. É uma palavra esdrúxula. Ex.: «Que sábia atitude a dele!»
g) Rubrica. A sílaba tónica é a penúltima, quer se trate do substantivo (que significa assinatura, apontamento, anotação, nota ou assunto), quer do verbo rubricar no presente do indicativo ou no imperativo. É uma palavra grave. Ex.:« Deves incluir esta factura na rubrica respeitante às tuas despesas.», «Podes assinar só com uma rubrica», «Rubrica isso depressa!»