Qual é a origem dos nomes das árvores: azinheira ou azinheiro (Quercus ilex) e azevinho (Ilex aquifolium)? No latim eram respectivamente ilex e aquifolium, donde vieram os presentes nomes?
Minha língua nativa é o inglês e eu estou estudando português no Brasil. Não entendo se devo falar: eu vou à feira ou eu vou na feira. Qual está correto e porquê?
E assim, quando mais tarde me procure, quem sabe a morte, angústia de quem vive, quem sabe a solidão, fim de quem ama.
Qual é o tipo e o sujeito do verbo procurar?
Porque "porque" não é acentuado?
Embora me pareça que a conjunção causal "porque" não é acentuado por ser dissílabo átono, não encontrei explicação direta em nenhum livro de gramática da Língua Portuguesa no Brasil.
Agora, um amigo disse-me que um certo autor afirma tratar-se de oxítono. É possível uma palavra ser átona e oxítona?
Sou professora de línguas e gostaria de saber como explico para meus alunos os seguintes itens abaixo:
As palavras paroxítonas terminadas em ditongo crescente são acentuadas, entretanto a terminação "am" final forma um ditongo decrescente (não acentuado). Que explicação dou para palavras terminadas em tritongo acentuadas? Como justifico por exemplo a palavra águam, ágüem, enxáguem...?
Como justifico apazigúem, averigúes...? Considero como exceções ou como regras especiais? Se são especiais, porque não aparecem nas gramáticas?
Obrigada pela resposta e atenção dedicada.
Gostaria que me informassem qual das duas colocações está correta.
1) A mãe reclamou da conduta do funcionário e do procedimento adotado que não permitiram acompanhar sua filha para assistir ao filme.
2) A mãe reclamou da conduta do funcionário e do procedimento adotado que não permitiram-na acompanhar sua filha para assistir ao filme.
Gostaria de saber o que vem a ser exatamente a filologia e qual livro que eu poderia adquirir para um contato inicial.
Gostaria que, por favor, me enviassem uma resposta precisa do que vem a ser neologismo, gíria e empréstimos linguísticos, quais as diferenças, e que bibliografia me indicariam para eu fazer um trabalho monográfico sobre esse assunto.
Alguns inquéritos são sofríveis. Mas também os são algumas denúncias, petições e sentenças.
Pergunto: "os" são... ou "o" são...?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações