DÚVIDAS

Variações linguísticas em São Paulo, outra vez
Em resposta a uma pergunta anterior sobre variações lingüísticas em São Paulo, o Ciberdúvidas indicou excelentes obras: «Serafim da Silva Neto, História da Língua Portuguesa (Rio de Janeiro, 1970). Idem, Introdução ao Estudo da Língua Portuguesa no Brasil (1950). Idem, Manual de Filologia Portuguesa (1952). Antenor Nascentes, O Idioma Nacional (1933).» Estes autores são dos melhores, mas seus trabalhos têm dezenas de anos. Não me poderiam recomendar obra mais recente? Muito obrigado.
Perspectiva émica / pragmática
Tendo em conta o conceito de "texto linguístico", qual é o significado de "texto émico"? Qual é o verdadeiro sentido do lexema "pragmática" no contexto da análise textual? Esta questão deve-se ao facto de encontrar constantemente o termo acima citado integrado na definição de "texto". Por exemplo: "... O texto, como unidade semântica e pragmática ..." (Teoria da Literatura, de Vítor Manuel de Aguiar e Silva).  
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa