Agradeço a vossa ajuda na resposta à seguinte questão:
Na frase "quadro descritivo da desagregação dos custos mensais da prestação de serviços", poderei escrever “descriminativo” em vez de descritivo?
(Nota: no dicionário encontro a palavra discriminativo, mas não a palavra “descriminativo”)
O que é um conto, uma novela e um romance?
E qual a diferença entre conto, romance e novela?
A palavra ludopédio (sic) pode ser usada como sinónimo de futebol, "football" do inglês?
Já não vinha ao Ciberdúvidas da Língua Portuguesa há muito tempo. Agradeço-vos (e ao SAPO por vos acolher) por nos darem a oportunidade de conhecermos mais sobre a nossa língua.
Tenho 2 dúvidas um pouco relacionadas. Sou obrigado a conviver com estas palavras com muita frequência mas desconheço se estão correctas.
Sendo um facto a existência das palavras “contentor” e “cassete” que poderemos dizer sobre a existência de palavras tais como “cassetizar” ou “cassetização” e “contentorizar” ou “contentorização”?
Obrigado.
Qual a origem da expressão «pêlo do cão»?
Obrigada.
Para descrever uma pessoa que tivesse um penteado com "risco ao meio", utilizava-se a palavra «marrafa».
Actualmente apenas ouço «risco ao meio».
Marrafa ainda se utiliza?
Será que me podem dar uma descrição completa de marrafa?
Qual a forma correta de se abreviar as palavras milhão e bilhão?
Obrigada!
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações