DÚVIDAS

A forma “agenticidade”

Gostaria de saber se a palavra "agenticidade" existe, procurei em vários dicionários e não encontrei nenhuma entrada. O contexto é o ficheiro em anexo, retirado daqui, ou seja, deste site. O seu significado neste contexto é a capacidade de realizar tarefas e de agir independentemente.
É portanto uma palavra derivada de "agente" utilizada na área de Psicologia?
Ainda pensei que fosse um estrangeirismo, um termo brasileiro, mas uma pesquisa no Google não retornou qualquer resultado a não ser o referido anteriormente.

Resposta

A palavra também não consta dos dois dicionários de psicologia consultados (Gauquelin et al. – Dicionário de Psicologia, Ed. Verbo; Chaplin, J. P. – Dicionário de Psicologia, Publ. Dom Quixote).

No artigo que refere, o termo “agenticidade” vem acompanhado de referência bibliográfica:
na pág. 217: Bakan 1966
na pág. 218: Spence, 1985
Ambos os estudos estão escritos em inglês.

Na língua inglesa, “agenticity” é um termo de especialidade, da área da linguística, da sociologia e da psicologia (pelo menos). É, portanto, plausível considerar “agenticidade” uma importação do inglês para o português, restrita a uma língua de especialidade.

Sobre línguas de especialidade, ver: Sobre linguagem técnica e “desactuar”

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa