Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Luís A. Afonso Portugal 10K

Ouvi no domingo (no canal Odisseia) escrito em legenda “água ardente” que julguei erro crassíssimo. Qual não foi o meu furor quando no Dicionário da Texto Editores (não refere o autor!) encontrei a expressão “água-ardente”, mas remetendo para “aguardente”. Será que devemos (?) passar a escrever “água rás”?
O que se oferece dizer a Ciberdúvidas neste ponto? Agradeço.
E já agora: são permitidos autores anónimos de dicionários? A quem responsabilizar pelos desmandos? A editora?

Manuel Marinho da Silva Portugal 1K

Apesar de a Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) usar a grafia “Sequeade”, sempre me foi ensinado a escrever “Sequiade”. Além do mais, parece que o nome virá do árabe – “assequiat” (?) e nas inquirições de 1220 aparece como “De sancto jacobo de Ciquiade”. Qual a grafia correcta? Muito obrigado.

Lurdes Valadas Portugal 20K

Como se ordena alfabeticamente nomes de pessoas? Contam-se as partículas de ligação (da de do) ou ignoram-se?

Simon Tang Hong Kong, China 1K
Qual a diferença entre a "mástique" e o "mastique"?
Luís Guedes Administrativo Lisboa, Portugal 3K
Como deve ser traduzida a palavra “muffin”? Muito obrigado.
Jaime Nunes Portugal 6K

Numa conversa em família, a determinada altura, a minha filha disse a seguinte frase: «O meu avô foi o homem mais bom que conheci.» O facto de na construção da frase ter incluído "mais bom" originou uma "correcção" de alguns dos presentes. Atendendo a que nessa conversa se recordava a pessoa (o avô) como sendo uma pessoa boa (bondosa, amiga, carinhosa, etc.), contrariamente ao manifestado por alguns dos presentes, penso que a frase está correcta. No entanto, face à grande convicção que mostraram, até me causaram dúvidas. Serei eu que estou enganado?

Romeu Monteiro Portugal 5K

Vi recentemente num noticiário de uma estação uma notícia sobre um grupo de idosos que vigiavam a vizinhança por questões de segurança. Na legenda durante uma entrevista aparecia identificado como "patrulheiro". Esta designação está correcta? "Patrulhador" pode também significar o mesmo?

Aparecida Gonçalves Brasil 99K

Gostaria de saber se é correto abreviarmos o último sobrenome. Exemplo: Aparecida Gonalves – Aparecida G. Paulo Cunha – Paulo C. Manoel Ferreira – Manoel F. Sei que o sobrenome do meio é usual e correto abreviarmos, ou mesmo o nome. Ex.: A. Gonçalves A. M. Gonçalves. Obrigada.

António Sylva Portugal 5K

É vulgar, e em minha opinião erro crasso, para não dizer crassíssimo, dizer-se: «os possíveis» (seria, assim, «o», artigo definido, e «possíveis», um substantivo?) Ora o «possível» não é substantivo algum! Antes é adjectivo. O correcto, em minha opinião, é: «O possível» = «aquilo que é possível»! «O» é pronome demonstrativo – «aquilo» (não substantivo); «Possível» é invariável! Não admite plural. Creio não estar errado! No vosso programa da TV e RDP, não poderiam falar sobre o assunto? É que muitos locutores caem neste erro, e este erro enxameia os cartazes! Grato.

Ana Campos Professora Lisboa, Portugal 5K

Gostaria de saber qual a classificação de «muito» de acordo com a nova terminologia gramatical.
Muito obrigada.