«A zero» ou «a zeros»?
Esta é uma dúvida recorrente que tenho e para a qual ainda não consegui encontrar uma resposta consensual. Como é mais correcto dizer: «colocar um contador a zero» ou «a zeros»? Desde já agradeço todas as opiniões.
A origem do apelido Praça
Gostaria de saber qual a origem do apelido Praça.
Divisão e classificação de orações de uma estrofe d'Os Lusíadas.
Gostava que me dissessem como dividir estas orações d'Os Lusíadas. «Mas o pior de tudo é que a ventura/ tão ásperos os fez e tão austeros,/ tão rudos e de engenho tão remisso,/ que a muitos lhe dá pouco ou nada disso.» Obrigada.
Maiúscula e minúscula com capitania
Capitania de Minas Gerais ou capitania de Minas Gerais? O substantivo «capitania» dever vir em maiúscula ou minúscula?
Étimo de pintor e pintura
Qual o étimo da palavra «pintor» ou «pintura»?
Branquear
Pode-se dizer em português «branquear um legume»? Para de seguida ser congelado a fim de se conservar mais tempo.
Formação de saleta e caminho
Qual o processo de formação das palavras «saleta» e «caminho»?
Etimologia de infarto
Qual a etimologia da palavra «infarto»?
Microesfera vs. microsfera
Qual é o termo mais correcto: "microesfera" ou “microsfera"?
A forma “tapoe”
O vocábulo “tapoe” teve origem na transformação da palavra “poeta” (“poe-ta”), por deslocação da última sílaba, e foi 'inventada' pelo poeta cabo-verdiano Osvaldo Osório no seu livro "Clara Idade Assombrada". O que gostaria de saber é: como classificá-la quanto à origem e formação? Muito obrigado.
