Gostaria de saber qual das expressões está correcta e porquê: «Enviamos o cheque n.º x sobre o banco y» ou «enviamos o cheque n.º x sob o banco y»?
Muito obrigada!
Trabalho há 18 anos em colégio como assessora e dou aulas para nove turmas com faixa etária entre 6 e 15 anos.
Em roda de colegas, conversando sobre sotaques, afirmei que cientificamente o sotaque mais semelhante à norma culta (língua portuguesa) é o do carioca. Fui advertida e desafiada.
Gostaria de uma explicação científica e argumentada. Será que estou certa? Agradeço a atenção antecipadamente.
Qual a origem da palavra turismo?
Sou pai de uma menina de nome Beatriz. Na entrada O hipocorístico de Beatriz, refere-se Bia (com i) e não "Bea" (com e) como a hipótese correcta, sem, contudo, ser apresentada, ao que me parece, uma explicação lógica. Qual é afinal a argumentação para se escrever com i quando Beatriz se escreve com e?
Um jornal, não lembro qual, escreveu "içar para baixo". É correto?
Diz-se: dicéfalo, bicéfalo, ou podem utilizar-se as duas palavras?
Dado que se verifica com frequência a utilização tanto de «Jack, o estirpador», como de «Jack, o estripador», pergunto: qual das duas expressões é a correcta? Ou será que se aceitam as duas, dada a emergência de uma infinidade de normas que aí vêm?
Grata antecipadamente e parabéns pelo novo rosto (new look, em linguagem indígena) da vossa página.
Por vezes, tenho ouvido falar em "controlos inefectivos" e "julgamental". "Inefectivos" existe? "Julgamental" existe? Confesso que estas palavras me arranham o ouvido. Desde já grata pela atenção dispensada.
Desculpem o tema escolhido, mas o meu conhecimento do sítio ainda é muito limitado para classificar devidamente a minha questão.
Como devo dizer correctamente: «houve remoção de um corpo estranho da cavidade oral» ou «houve extracção de corpo estranho da cavidade oral»?
Como chamamos normalmente ao rumor/som das folhas a ser pisadas? Os termos farfalho ou farfalhar são correctos?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações