Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Helena Antunes Secretária Leiria, Portugal 10K

Venho, mais uma vez, solicitar a vossa ajuda. Agradeço que me informem se a palavra autoclave em português é do género masculino ou feminino. Sempre ouvi falar «no Autoclave», mas, ao fazer uma pesquisa na Internet, verifiquei que a maioria dos sites faz referência «à Autoclave».

Maria E. Santo Doméstica Coimbra, Portugal 221K

Qual o feminino das seguintes palavras (animais)?: javali; perdigão; burro; crocodilo; hipopótamo.

Miguel Caldas Jurista Lisboa, Portugal 6K

Pode-se utilizar a expressão trombonetista como sinónimo de trombonista?

Branca Lago Funcionária pública Matosinhos, Portugal 20K

Gostaria de saber o que quer dizer «cada cavadela, sua milhoca» e «cada tiro, cada melro».

Muito obrigada.

Marcello Amadeo Estudante Rio de Janeiro, Brasil 5K

Considerando que advérbios não retomam ideias ou coisas, como eis, sendo um advérbio, pode retomar algo, como na passagem «Luzes pálidas iluminam os prédios cinzas da cidade. Eis São Paulo às sete da noite»?


Também tenho de elogiar o trabalho neste portal, vocês estão de parabéns!

Alexandra Brito Estudante Coimbra, Portugal 22K

Gostaria de saber se é correcto dizer-se que a palavra autopsicografia se forma, ao mesmo tempo, por prefixação e por composição por aglutinação. Quais são os processos da formação desta palavra?

Obrigada.

Anabela Semedo Técnica de biblioteca Coimbra, Portugal 4K

Gostaria de saber o seguinte: quando se pergunta a língua de catalogação de uma obra estrangeira, a ser catalogada em Portugal, se esta deverá ser a portuguesa ou a língua de origem do documento. Porque no âmbito do formato unimarc usado em algumas agências, isso não está muito claro.

Obrigada.

Adriana Schuler Servidora pública Recife, Brasil 5K

Gostaria de saber, na área jurídica, como se dá a regência de « negar seguimento». Tenho um recurso « cujo seguimento foi negado por ausência de pressupostos formais», só que, discutindo com colegas, pensamos que «quem nega seguimento... nega seguimento a alguma coisa». Por que não cabe colocar essa preposição a nessa expressão:«recurso a cujo seguimento foi negado...»?

Desde já, agradeço a atenção.

 

Paulo Gomes Consultor de TI Vila Nova de Gaia, Portugal 8K

Gostaria que me esclarecessem se a palavra aqui é ou não dissílabo, pois recentemente corrigi o meu filho (2.º ano do 1º ciclo) dizendo-lhe que se tratava de um dissílabo (a-qui), e fui "corrigido" pela sua professora, que a classificou como monossílabo.

Isabel Boavida Formadora Lisboa, Portugal 4K

Qual é a resolução ortográfica autorizada em português para Burquina Faso/Burquina Fasso? Deve-se escrever com um s, ou com ss?

Obrigada.