Diz-se «os soldados que estavam encarregados da esquadra», como vi numa recente emissão do programa Cuidado com a Língua!, na RTP, ou, como creio ser a forma correcta, «os soldados que estavam encarregues da esquadra»?
Obrigado.
Como se abrevia a palavra sobrado?
No excelente programa Cuidado com a Língua!, da RTP, numa explicação da mudança de sentido da palavra rival, pareceu-me ter ouvido (ou escutado) a locutora mencionar a palavra dantes, quando explicava o tempo da palavra acima referida. Será correcto?
Ao contrário do que aqui, no Ciberdúvidas se recomenda, tenho lido frequentemente, tanto nos jornais como até, nas legendas/traduções de filmes e séries, o por que separado interrogativas directas. Ainda há dias, lia-se esta chamada na primeira página do jornal Público: «Por que preferem as novelas portuguesas?»
Gostava de ver esta questão de novo esclarecida.
Muito obrigado.
Gostaria de obter exemplos, fáceis de entender, ou seja, frases que contenham a metalepse, e também que fosse explicado no que consiste, numa linguagem mais coloquial sem muitos termos técnicos.
Gostaria que me informassem se o diminutivo do meu nome (Luísa) é Luizinha (caindo o acento agudo e passando o s a z).
Muito obrigada.
Gostaria de saber quem é a "entidade reguladora" da língua portuguesa; ou seja, quem decide o que é uma nova palavra e qual é a ortografia correcta.
Na realidade, a minha dúvida específica tem mais que ver com toponímia. Várias cidades indianas optaram, nos últimos anos, por reavivar os seus nomes originais e dispensar os nomes latinizados que lhes foram apostos pelos colonizadores europeus. Assim:
Bombaim tornou-se Mumbai em 1995
Madrasta tornou-se Chennai em 1996
Calcutá tornou-se Kolkata em 2000.
Porque é que, apesar dessa decisão, que acredito deve ser respeitada, em português continuamos a utilizar os nomes antigos? Quem pode determinar essa alteração? Posso simplesmente utilizá-los sem ser apontada por incorrecção?
Obrigada.
Gostaria de saber a etimologia da palavra santidade.
Grato.
Em «Vamos às compras», qual a função sintática de «às compras»? Obrigadaço!
Gostaria de saber se a inovação no português de Moçambique é sobretudo a nível lexical.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações