Tenho ouvido na televisão, a propósito de notícias sobre casos de arresto, a pronúncia como o e fechado. Ou seja: /arrêsto/. Eu também digo assim, até, julgo eu, para diferenciar a pronúncia da 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo arrestar, que se pronuncia com o e aberto («eu /arrésto/»…).
Consultando, no entanto, os dicionários da Academia das Ciências e o mais recente da Porto Editora, a transcrição fonética aí registada do substantivo arresto é com e aberto; logo, /arrésto/.
O que diz disto o dr. Peixoto da Fonseca, que eu tanto prezo pelos seus conhecimentos neste campo da fonética?
Os meus agradecimentos.
Existe o termo cultuador?
Qual o seu significado?
Obrigada.
Como poderei escrever por extenso o valor 0,034 €?
Existe diferença no significado destas duas palavras: «intraestadual»/«interestadual»?
Obrigada.
Qual o significado das expressões mutandis e mutatis? São de origem latina? Têm alguma coisa em comum? Significam a mesma coisa? Ou não têm nada que ver uma com a outra?
Diz-se «eu suspeito de que ele fez isso» ou «eu suspeito que ele fez isso»?
Gostaria de ter a vossa resposta.
Muito obrigado.
Qual a maneira correcta de dizer?
«Dotar de» ou «dotar com»?
Li este texto no site da www.app.pt e fiquei com uma dúvida. Num texto que tenha diálogo, cada uma das falas das personagens será um parágrafo, certo?
«O parágrafo é um elemento linguístico como a frase e a oração, mas mais longo. Cada parágrafo no texto tem um papel a desempenhar na variedade linguística. Diversos tipos de frase e diferentes comprimentos de frase reflectir-se-ão na pontuação utilizada. Ao comparar o parágrafo expositivo, comercial, jornalístico, poético e diálogo, verificamos como o texto influencia o tipo de parágrafo. Variam os sinais que marcam o parágrafo e varia a pontuação dentro do parágrafo.»
O que entendo é que cada fala é um parágrafo que poderá ter uma ou mais frases.
Desde já, obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações