Palavras árabes em português
Gostaria de saber onde posso consultar topónimos árabes em português, tipo «Cidade = Xelbi». A palavra construção como será?
A regência de esperançado
Como está correcto: «esperançado em que», ou «esperançado que»?
Obrigada.
«Nem por isso» não tem plural
Existe plural para «nem por isso»?
A palavra lugares e a vogal temática
Na palavra lugares, a letra e é vogal temática?
A origem do apelido Brunheta
Gostaria de saber a origem do meu apelido Brunheta, pois já várias pessoas o ligaram a origens italianas, sendo que toda a minha família é proveniente da zona de Abrantes, onde é bastante comum este apelido.
Ainda a tradução de "download"
Na sequência das respostas que li referentes ao termo download, observei que puxar era considerado como o termo mais correcto. Sendo a infomática um mundo dinâmico onde se adoptam preferencialmente termos curtos, não encontro tradução «aprazível» para o substantivo download. Pedia-lhes que me dessem algumas sugestões. "Descarregamento", "puxão", "baixamento"? Ou porque não ignorar o conceito de baixar e encontrar outro, como por exemplo obter? Teríamos "obtenção", "aquisição", entre outros.
«A/o púbis»
O substantivo púbis admite os dois géneros, ou deverá usar-se apenas no feminino? Ex.: «a púbis». O dicionário Houaiss referencia-o como tendo dois géneros, mas existem outros em que aparece apenas como substantivo feminino.
O significado de «in commenda»
Qual o significado e em que casos se pode empregar «in comenda»?
A etimologia de mestre, de professor e de educador, de novo
Gostaria de conhecer a etimologia de "mestre", "professor" e "educador", para tentar conhecer melhor a história da profissão docente. A princípio podemos dizer que são sinônimas, porém, há literaturas, de diferentes épocas, que enfocam mais ora um ora outro termo. Assim pareceu-me que há diferentes significados.
Desde já agradeço.
Sujidade e sujeira
Qual é o termo correcto para Portugal e qual é o termo correcto para o Brasil? Sujidade ou sujeira?
Obrigada.
