«Era uma vez...»
Gostaria de saber como se classifica morfologicamente «era uma vez...»
Obrigada!
Gostaria de saber como se classifica morfologicamente «era uma vez...»
Obrigada!
Não há uma classificação morfológica precisa para a expressão «era uma vez». Os dicionários (por exemplo, o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa) classificam-na como uma locução, dado que é constituída por uma sequência de palavras que se fixou no uso linguístico.
Assim, a locução ou a expressão fixa «era uma vez» utiliza-se muitas vezes no início de histórias ou textos e pode ser classificada sintacticamente como complemento circunstancial de tempo, uma vez que se refere a uma localização num determinado momento temporal de uma situação que ocorreu. Por exemplo, a expressão «Era uma vez um gato que tinha duas botas pretas» significa que num determinado período no tempo existiu um gato que tinha a particularidade de ter duas botas.
N.E. [14/12/2021] Uma outra visão do fenómeno será aquela em que se propõe uma análise sintática da construção «era uma vez», como se faz nesta resposta.