Sobre a regência do verbo designar
A propósito da questão levantada por mim (Opinião sobre frase), respondida sucintamente em 19/11/2007, gostaria, se for possível, de uma resposta mais estendida, com explicações mais pormenorizadas sobre os problemas de regência que envolvem o verbo designar no exemplo que dei e nestes que vou dar:
1 — «O presidente designou o deputado José de Abreu relator.» (ou «como relator», ou «para relator»)
2 — «O presidente designou o deputado José de Abreu relator das seguintes proposições...»
3 — «O presidente designou o relator para as seguintes proposições...» (agramatical?)
Poder-se-ia pensar que, na frase 3, está elíptica uma expressão de finalidade («para examinar as seguintes proposições»); no entanto, creio que, por exercer o complemento nominal uma função mais importante na sintaxe de uma oração e por relatar não reger para, nada abona o uso de uma expressão adverbial de finalidade, em detrimento daquele complemento, que já dá pleno entendimento à frase em questão.
«Tantos quantos estiveram...»
Vi na gramática de Celso Cunha e Lindley Cintra que o pronome relativo quanto só se refere aos indefinidos todo (a/s) e tudo. Mas e quanto ao tanto (a/s), por exemplo: «Tantos quantos estiveram aqui hoje passarão na prova»? Afinal, o relativo quanto pode se referir a que termo anterior? Grato.
A diferença entre sessão e reunião
Nos regimentos que regulam o modo de funcionamento das assembleias municipais ou de freguesia, leio: «os membros que faltarem a duas sessões seguidas ou quatro reuniões alternadas perdem o mandato.»
Qual a diferença, neste caso, entre sessão e reunião?
Obrigado.
Senão dif. de se não
Confesso que hesito sempre no uso do se não e do senão. Ainda agora, lendo uma notícia no semanário Sol (de 5 de Janeiro 2008), tropeço na seguinte frase:
«O socialismo criou-se como alternativa, se não, não tem razão de ser.»
Neste caso não devia ser senão?
Muito obrigado.
"Matericidade"
Gostaria de saber se a palavra "matericidade" existe. Esta é frequentemente utilizada nas artes plásticas, para designar a matéria da obra de arte, aquilo que é objetivado na obra em oposição ao seu conteúdo.
Antecipadamente grato pela vossa resposta.
A diferença entre «organização militarizada» e «organização paramilitar»
Em que difere uma organização "militarizada" de uma outra "paramilitar"?
Muito obrigado.
Braille e braile
Tenho uma pequena dúvida em relação à forma como se deve escrever "braille", a língua táctil para invisuais. Poderá escrever-se "braile"? Ou terá de ser "braille", com um duplo l?
A classe e a subclasse da palavra estudante
Qual é a classe e a subclasse da palavra estudante?
A origem do apelido Grilo
Tenho muito interesse em saber a origem do meu apelido, Grilo, e gostaria de pedir uma sugestão, eu gostaria de fazer a minha árvore genealógica, há algum site, ou entidade com árvores genealógicas portuguesas? É que só tenho conhecimento até ao meu trisavô da minha família paterna. Muito obrigado.
A expressão «ser alvo de»
Trago-vos um dúvida sobre concordância sujeito/predicado. Deve dizer-se «Silas e José Pedro foram alvos de treino específico», ou «Silas e José Pedro foram alvo de treino específico»?
