Forma (/fôrma/) e forma (/fórma/)
No que se refere à fonética das palavras homógrafas forma (fonética: "fórma") e forma (fonética: "fôrma"), tenho dúvidas em relação à sua aplicação, ou seja: «Pão de forma» (fonética: "fôrma") ou «Pão de forma» (fonética: "fórma")?
Foneticamente, o recipiente que dá forma ao bolo é forma (fonética: "fôrma") ou forma (fonética: "fórma")?
Agradeço desde já a sua disponibilidade.
Sobre a nova terminologia linguística
Gostaria de saber se na nova terminologia linguística ainda se pode falar em funções da linguagem (informativa, emotiva, poética, fática, apelativa e metalinguística).
Obrigado.
O aumentativo de voz
Podia-me por favor dizer qual é o aumentativo de voz?
Muito obrigada.
O plural de paredão + goleiro
Pode-me dizer por favor o plural de paredão?
Muito obrigada.
Tornozeleira
É comum usarmos a palavra pulseira para o acessório em forma de argola que se utiliza nos pulsos. Mas e se for no tornozelo como agora é moda? "Tornozeleira" não vem nos dicionários que eu consultei, mas é uma palavra que parece ganhar cada vez mais espaço na nossa língua...
Alvissareiro
Gostaria de rectificar a escrita de alvissareira com "ss", pois já vi em textos honoríficos escritos com "ç". Inclusive já chamei à atenção uma pessoa, pensando que era escrita com "ç".
"Desmatricular" e "desmatriculação"
Existe a palavra "desmatricular"? Apesar de não figurar nos dicionários de língua portuguesa que consultei, a verdade é que é largamente utilizada (e necessária). E quanto a "desmatriculação"? Num texto literário, será mais correcto dizer-se "cancelar a matrícula" e "cancelamento da matrícula"?
Obrigada.
Ainda a função sintáctica de velhinho
A propósito da consulta de José Cardoso em 3/1/2008, a professora Sandra Duarte Tavares considera o termo velhinho aposto na frase em epígrafe. Entretanto, a definição de aposto constante no Dicionário Houaiss é a seguinte: «substantivo ou locução substantiva que, colocados ao lado de outro ou de um pronome e sem auxílio de preposição, explicam, precisam ou qualificam o antecedente (São Paulo, a capital econômica do país).»
Não me parece que o termo velhinho no caso em exame seja um substantivo, senão um adjetivo. Não se qualificaria, por isso, como aposto.
Eis, como exemplo, uma frase semelhante: «Sebastião, doente, caminhava com lentidão». Ou seja: «Sebastião, que estava doente, caminhava com lentidão.»
Assim também: «Sebastião, que era velhinho, caminhava com lentidão.»
Gostaria de um reexame desta questão, o qual desde já agradeço.
Nomes concretos e abstractos
Hoje na aula de Português tive umas dúvidas sobre os nomes concretos e abstractos. Gostaria de saber se ar, vento, réveillon, sol, e olho são nomes abstractos.
Obrigada.
Preservação e inovação na fixação linguística
Quais as vantagens e as desvantagens da preservação e/ou inovação na fixação linguística?
