DÚVIDAS

Forma (/fôrma/) e forma (/fórma/)
No que se refere à fonética das palavras homógrafas forma (fonética: "fórma") e forma (fonética: "fôrma"), tenho dúvidas em relação à sua aplicação, ou seja: «Pão de forma» (fonética: "fôrma") ou «Pão de forma» (fonética: "fórma")? Foneticamente, o recipiente que dá forma ao bolo é forma (fonética: "fôrma") ou forma (fonética: "fórma")? Agradeço desde já a sua disponibilidade.
Ainda a função sintáctica de velhinho
A propósito da consulta de José Cardoso em 3/1/2008, a professora Sandra Duarte Tavares considera o termo velhinho aposto na frase em epígrafe. Entretanto, a definição de aposto constante no Dicionário Houaiss é a seguinte: «substantivo ou locução substantiva que, colocados ao lado de outro ou de um pronome e sem auxílio de preposição, explicam, precisam ou qualificam o antecedente (São Paulo, a capital econômica do país).» Não me parece que o termo velhinho no caso em exame seja um substantivo, senão um adjetivo. Não se qualificaria, por isso, como aposto. Eis, como exemplo, uma frase semelhante: «Sebastião, doente, caminhava com lentidão». Ou seja: «Sebastião, que estava doente, caminhava com lentidão.» Assim também: «Sebastião, que era velhinho, caminhava com lentidão.» Gostaria de um reexame desta questão, o qual desde já agradeço.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa