Por conseguinte, a expressão «perante o juiz» não tem a função de complemento indirecto, mas, sim, de complemento preposicional (ou complemento relativo, na Nomenclatura Gramatical Brasileira).
Este complemento relativo seria o adjunto adverbial de lugar?
Gostaria de saber a origem do meu nome de família – Canavilhas.
A respeito da palavra croquis, verifiquei que se deve escrever desta maneira, seguindo a língua francesa, o que obriga, também, a pronunciar-se /croquí/. Contudo, estou com dúvidas em relação à construção e pronúncia desta mesma palavra no plural. Será que me podiam esclarecer acerca do plural de croquis? Obrigado.
Gostaria de confirmar qual a forma correcta de nos referirmos à freguesia de Tourigo, concelho de Tondela: «freguesia do Tourigo», ou «freguesia de Tourigo»?
Esta questão prende-se com o facto de existirem diversas referências a Tourigo (ou ao Tourigo), por semelhança ao que acontece, por exemplo, com o Porto. Neste caso, subentende-se o determinante o, mas será esse o caso de Tourigo (ou do Tourigo)?
Referências:
«em Tourigo»/«no Tourigo»
«de Tourigo»/«do Tourigo»
«para Tourigo»/«para o Tourigo»
Por curiosidade, a lei que determinou a criação desta freguesia refere-se a freguesia "de" Tourigo, mas nesta localidade existe o Centro Cultural e Desportivo "do" Tourigo.
Obrigada.
Gostava de saber exactamente o significado da expressão «de ordem». (Por ex.: «palavra de ordem», «questão de ordem».)
Obrigada.
Gostaria de saber se a utilização de "perfeituosidade" está correta quando se pretende o sentido de "perfeição", pois esta pronúncia não é muito audível.
Deveremos utilizar a palavra "van goghniana", "vangoghniana", ou ainda "van goghiana", para fazer referência a uma atitude semelhante à técnica de Van Gogh?
Obrigado pela resposta.
Nos comentários a defesas dos guarda-redes, já por várias vezes o relatador diz «o guarda-redes amarrou a bola». Está correcto?
Poderiam indicar-me a tradução correcta para a expressão latina «experimentum crucis»?
Muito grato.
Tenho usado bastante este site para dirimir minhas dúvidas. Gostaria de uma ajuda quanto à regência do verbo facilitar no seguinte contexto: «O programa facilita os contribuintes no cumprimento de suas obrigações», ou «O programa facilita aos contribuintes o cumprimento de suas obrigações», ou ainda «O programa facilita o cumprimento de obrigações pelo contribuinte»?
Estão todas corretas? Existe alguma outra aplicação para este verbo além desta (mais usual)?
Obrigada!
Abraços cariocas!
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações