Já algumas vezes se disse no Ciberdúvidas que as definições de campo lexical e campo semântico variam: para alguns autores, tais termos designam praticamente o mesmo conceito; para outros, correspondem a conceitos bem diferenciados. Calculando que a consulente é estudante do 3.º ciclo ou do ensino secundário em Portugal, socorro-me da distinção proposta pela versão revista da Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário (TLEBS):
A. Campo lexical: «Conjunto de palavras associadas, pelo seu significado, a um determinado domínio conceptual.»
Exemplo:
«O conjunto de palavras "jogador", "árbitro", "bola", "baliza", "equipa", "estádio" faz parte do campo lexical de "futebol".»
B. Campo semântico: «Conjunto dos significados que uma palavra pode ter nos diferentes contextos em que se encontra.»
Exemplo:
«Campo semântico de "peça": "peça de automóvel", "peça de teatro", "peça de bronze", "és uma boa peça", "uma peça de carne", etc.»
Baseando-me na definição feita em B e no Dicionário Houaiss, defino o campo semântico de poder (substantivo) da seguinte maneira:
1. «Não tem poder»: autoridade.
2. «Poder monárquico»: governo de um país, de um Estado, etc.
3. «Poder executivo, poder judiciário, poder legislativo»: (relacionado
com 2) poder considerado a partir de suas formas e manifestações.
4. «Tinha o poder de conquistar amizades com grande facilidade»: capacidade, faculdade.
5. «Poder de arranque»: vigor, potência.
6. «Sujeitos ao poder do chefe»: dominação, domínio
7. «Ele ainda tem poder sobre os seus bens»: posse
8. «O grande poder da vitamina C já está comprovado»: eficácia.
9. «Resta-lhe o poder do riso»: meio pelo qual se vence uma dificuldade ou um embaraço, recurso
10. «A cantora tinha o poder de silenciar a plateia»: qualidade de quem demonstra capacidade, aptidão, perícia.
11. «Um poder de bombas caindo sobre a cidade indefesa»: grande quantidade, abundância.
12. «O presidente deu-lhe plenos poderes»: (no plural) delegação, autorização, procuração.
Esta lista é meramente exemplificativa e tanto pode ser simplificada (por exemplo, associando 2 a 3) como tornar-se mais complexa. Não pressupõe uma concepção de campo semântico completamente estável, o que significa flexibilidade da parte do professor ou dos alunos na aplicação deste conceito. Para a identificação de um campo semântico, a consulta de um dicionário é preciosa, porque a definição de cada palavra costuma incluir várias acepções. E se estas vierem acompanhadas de atestações, tanto melhor.