Tritongos
As palavras creio, meio e Manuel são tritongos?
Abóbada, abobadar, abobadado
Gostaria de saber se possível quais são as palavras primitivas da palavra abobadado.
Obrigado.
O adjectivo veloz na qualificação do substantivo (nome) carro
Gostaria de saber se o adjetivo veloz qualifica o substantivo carro nas frases a), b), c); e se o adjetivo veloz qualifica o substantivo João, isto é, «João é veloz», na frase d).
a) «O veloz carro de João é bonito.»
b) «O carro veloz de João é bonito.»
c) «O carro de João, veloz, é bonito.»
d) «O carro de João veloz é bonito.»
A expressão «enquadramento teórico-analítico»
No contexto de um trabalho académico de pesquisa, qual é o significado exato da expressão «enquadramento teórico-analítico»?
Incompatibilidade entre verbo com regência («embater em») e voz passiva
Numa prova de língua portuguesa a que tive acesso era solicitado o seguinte: «Identifique e descreva os problemas de língua presentes na seguinte frase: "Um motociclista morreu ontem na sequência da moto em que seguia ter sido embatida por um camião."»Na verdade, pese embora eu formulasse a frase de forma bem distinta, «um motociclista morreu ontem na sequência de um camião ter embatido na moto em que seguia», não consigo identificar e descrever qual é a incorrecção.
O significado das expressões «ficar com uma grande cachola» e «ficar como uma sopa»
Gostava de saber o significado das expressões «ficar com uma grande cachola» e «ficar como uma sopa».
A diferença entre as palavras locar e alugar
Qual significado das palavras: locar e alugar? Qual a diferença entre as duas palavras?
O aumentativo de amigo e de pedra
Gostaria de saber aumentativo de amigo e pedra.
Muito obrigado!
«O afia» = «O afia-lápis» (português europeu)
Já enviei a minha pergunta, mas a resposta que obtive não correspondia à pergunta feita. Devemos dizer «a afia», ou «o afia»?
Feminino de fautor: fautriz
Gostava de saber, caso exista, o feminino de fautor (será "fautriz"?).
Parabéns e bom trabalho.
