DÚVIDAS

O género dos nomes deverbais + banda desenhada

Por meio da derivação regressiva, originam-se os nomes deverbais: buscar => busca, apelar => apelo; vender => venda, debater => debate; seduzir => sedução, seguir => seguimento. Nos exemplos dados, temos verbos da 1.ª, 2.ª e 3.ª conjugações, a partir dos quais foram criados substantivos de gêneros distintos («a busca», «o apelo», etc).

Minha pergunta: de que forma se define o gênero da palavra a ser formada? Seria convencional?

Em tempo, gostaria de saber o que é uma “banda desenhada”?

Obrigado e tudo de melhor sempre!

Resposta

Infelizmente não há regra para a definição do género de um nome deverbal por derivação regressiva. As gramáticas contemplam as três vogais de junção, mas não atribuem nenhuma regra de selecção de vogal e, consequentemente, de género. Vejamos, por exemplo, o que nos dizem Cunha e Cintra a este respeito, na Nova Gramática do Português Contemporâneo (2005:104):

«A DERIVAÇÃO REGRESSIVA tem importância maior na criação dos SUBSTANTIVOS DEVERBAIS ou PÓS-VERBAIS, formados pela junção de uma das vogais -o, -a ou -e ao radical do verbo.

Exemplos:

 

  Verbo     Deverbal     Verbo     Deverbal    Verbo     Deverbal
abalar         abalo
adejar         adejo
afagar         afago
amparar       amparo
apelar          apelo
arrimar         arrimo
chorar          choro
errar            erro
recuar          recuo
sustentar      sustento
amostrar      amostra
aparar         apara
buscar         busca
caçar          caça
censurar      censura
ajudar         ajuda
comprar       compra
perder         perda
pescar         pesca
vender         venda
alcançar       alcance
atacar          ataque
cortar           corte
debater         debate
enlaçar         enlace
levantar        levante
rebater         rebate
resgatar        resgate
tocar            toque
sacar            saque

 

Alguns deverbais possuem forma masculina e feminina (...) [ex.: trocar, troco, troca].»

Como podemos observar, as palavras formadas com as vogais o e e são masculinas, e as formadas com a junção da vogal a são femininas, no entanto, a distribuição dessas mesmas vogais parece ser aleatória, i. e., não há uma regra morfológica ou fonológica para a selecção de vogal.

Respondendo agora ao segundo ponto da questão; banda desenhada é um termo muito usado em Portugal, e é o mesmo que história em quadrinhos no português do Brasil.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa