Dormir: verbo intransitivo, mais uma vez
Ouso discordar de Teresa Álvares, a sempre sólida consultora de Ciberdúvidas, na resposta que deu à consulta sobre o verbo dormir. Diz ela:
"Dormir é um verbo intransitivo, como viver, morrer, andar, etc. etc. Não admite conjugação pronominal na norma culta."
Há situações em que dormir pode ser verbo relativo ("dormiu com a amante", no sentido de ter relações sexuais) e até transitivo direto ("dormiu o sono dos justos").
Teria muito prazer em conhecer a reação da estimada consultora a estas ponderações, que ofereço como estímulo ao bom debate, e não com ânimo polêmico.
O significado do verbo endereçar
Há uns dias li uma frase, que não recordo com exactidão, mas que utilizava o verbo endereçar da seguinte forma: «este assunto deverá ser endereçado...» Parece-me que esta utilização do verbo endereçar, que eu desconheço, é uma adaptação do inglês "address a problem/situation". Poderiam, por favor, informar-me se esta estrutura existe na língua portuguesa?
Agradeço antecipadamente.
Os verbos pastar e apascentar
No jornal da RTP 1, li uma legenda segundo a qual os habitantes de determinada aldeia «pastavam o gado». Ora, eu julgo que «o gado pasta», mas «os pastores apascentam o gado». Consultando os dicionários Priberam e Infopédia, verifico que o verbo pode ser transitivo ou intransitivo. Transitivo no sentido de que quem pasta, pasta alguma coisa, sendo que pastar significa «comer a erva ou o pasto de». Pode ser intransitivo se alguém «estiver a pastar», mas no sentido de «estar a não fazer nada», ou «a passar o tempo».
De um modo grosseiro, parece-me que «pastar o gado» significa «comer o gado». Acontece que, sendo a RTP um serviço público, muito me custa a crer que cometa erros de linguagem. Ou seja: eu é que estou errado no meu raciocínio.
Poderiam elucidar-me?
Obrigado.
Sobre os vocábulos ocê e cê (= você)
Gostaria que me esclarecessem se existem, em brasileiro, os vocábulos "ocê" ou "cê", como formas variantes (ou diminutivas?) do vocábulo você. Pergunto isto, porque, de facto, não encontro em nenhum dicionário de língua portuguesa. Penso que, em português de Portugal, não deve existir. Apenas encontrei um site que trata, de modo superficial, um pouco desta questão. Pergunto, pois: é legítimo, isto é, está correcto dizer a alguém: «Cê quer uma sopa?» ou «Ocê não chegou a horas».
Faz-me um pouco confusão.
Obrigada.
Mesóclise dupla (?)
Gostaria de saber como se chama gramaticalmente uma mesóclise dupla.
Atendendo ao/o...
Gostaria que me esclarecessem uma dúvida a respeito da forma correta de se escrever o seguinte: «... atendendo "o" (ou "ao"?) disposto.» Tenho dúvidas também no seguinte: «Isso me interessa» ou «isso interessa-me»? Agradeço antecipadamente a atenção!
Um café, dois cafés
É correto falar um café, dois cafés?
A colocação do pronome (em Portugal e no Brasil)
Sou estudante de Letras e trabalho com revisão de textos. Já consultei inúmeras vezes o Ciberdúvidas e agradeço pelo ótimo trabalho desenvolvido por esta equipe. Mas apesar de consultar as respostas de colocação pronominal disponíveis no “site”, ainda tenho uma dúvida em relação a um detalhe que não ficou bem esclarecido, pelo menos para mim! Na frase abaixo:
«João, calmo, opõe-se à prorrogação.»
Está correta a colocação do pronome? Por quê? Caso houvesse uma palavra atrativa antes da vírgula, ou seja, a uma certa distância do verbo, é obrigatório a ênclise, ou a próclise também pode ser usada??
Peço encarecidamente que me ajudem a esclarecer esta dúvida.
Desde já agradeço.
O género de testemunha
Há um advogado que tem por costume tratar as testemunhas por «senhoras testemunhas» independentemente do género das mesmas.
Ex.: dirigindo-se directamente a mim: «a senhora testemunha viu...», ou dirigindo-se ao juiz falando de uma testemunha masculina: «preciso de fazer mais uma pergunta à senhora testemunha.»
Este tipo de tratamento é correto independentemente do género da testemunha?
Emanado de
O que está correcto, "emanado de..." ou "emanado por..."? (ex.: directivas emanadas da/pela administração).
Agradecido pela atenção.
