Sobre os vocábulos ocê e cê (= você) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Sobre os vocábulos ocê e (= você)

Gostaria que me esclarecessem se existem, em brasileiro, os vocábulos "ocê" ou "cê", como formas variantes (ou diminutivas?) do vocábulo você. Pergunto isto, porque, de facto, não encontro em nenhum dicionário de língua portuguesa. Penso que, em português de Portugal, não deve existir. Apenas encontrei um site que trata, de modo superficial, um pouco desta questão. Pergunto, pois: é legítimo, isto é, está correcto dizer a alguém: «Cê quer uma sopa?» ou «Ocê não chegou a horas».

Faz-me um pouco confusão.

Obrigada.

Maria Natália Ferreira da Silva Gonçalves Desempregada Lisboa, Portugal 4K

Cê e ocê são formas regionais de você já registadas no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2001). Segundo este dicionário, ocê usa-se no Brasil e em Cabo Verde, e , só no Brasil, quer num caso quer noutro, sempre em situação informal. Atenção, que não se trata de diminutivos; são antes formas que resultaram da supressão de sons em posição átona.

Carlos Rocha
Áreas Linguísticas: Discurso/Texto; Léxico