A família da palavra brinquedo
Considera-se a palavra brinquedo da família de brincar?
Obrigada.
Ter desejo de; estar desejoso de
De repente há uma grande confusão entre «de» e «em». Dos jornais aos noticiários e aos discursos políticos, parece que «de» e «em» são sinónimos de uso indiferenciado. O Governo tem desejo «em» iniciar, já não «de» iniciar, e por aí fora. Sou eu que sou velho ou está tudo «passado»?
«Além de», conetor adverbial aditivo
Antes de tudo, quero manifestar minha satisfação e agradecimento pelo precioso trabalho prestado pela equipe de mestres do Ciberdúvidas.
Ao fazer análise sintática de um texto bíblico, deparei-me com uma dificuldade, talvez motivada pelo fato de ser eu ainda um neófito nos estudos da língua portuguesa. Por isso decidi pedir ajuda.
No texto «Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que recebeste, seja anátema» (Gl 1:9), como devo classificar a estrutura «além do»? No primeiro momento, pareceu-me referir-se a uma locução prepositiva acrescida de pronome demonstrativo o (aquele).
Entretanto, logo me surgiram dois problemas: se a referida estrutura é uma locução prepositiva, qual a função sintática do pronome demonstrativo o? E, se de fato é assim, quais os termos relacionados pela locução, antecedente e consequente, os quais, segundo Cunha e Cintra, possuem o status de ser completado e completar, ou explicar e ser explicado, respectivamente?
Peço-vos a vossa solicitude e atenção. Certo disso, desde já agradeço vossos preciosos préstimos, úteis a milhares que se alimentam diariamente de tão indispensável conhecimento.
Concordância com «meia dúzia»
Deve escrever-se «meia dúzia de pessoas estavam presentes» ou «meia dúzia de pessoas estava presente»?
Polibã, aportuguesamento de “poliban” (francês)
É costume chamar-se às bases para chuveiros "polibans", que julgo ser uma palavra francesa. Eu pergunto se se poderá dizer “polivã” ou “polivan”?
O uso das palavras ordenamento e ordenação
Que regras existem para o uso das palavras ordenamento e ordenação, em particular no que se refere aos sacerdotes? Já vi ambas as expressões na imprensa escrita.
A regência de dignar-se
Qual é a forma correta de escrita: «solicito de Vossa Senhoria se digne informar...», ou «solicito de Vossa Senhoria se digne de informar...»?
O uso de «com nós», novamente
«Com nós» ou «connosco»? Nos dias de hoje utiliza-se o termo «connosco». Mas será que «com nós» é correcto?
Trar-te-ão
Sou estudante e não consigo esclarecer esta dúvida nas gramáticas consultadas. O que é, de facto, correcto:
"eles trazer-te-ão..." ou "eles trar-te-ão..."?
A primeira hipótese já a ouvi várias vezes; a segunda resulta da aplicação das regras da pronominalização.
Obrigada.
O uso de «bem feito!» e «bem feita!»
A locução exclamatória «bem feito!» (usada ironicamente quando sucede mal a alguém que tem culpa) poderá também admitir a forma «bem feita!», que frequentemente também se ouve?
