Kispo, quispo
Kispo existe, ou é somente uma marca de blusões?
O pleonasmo e a utilização do termo «baixo calão»
Seria um pleonasmo a utilização do termo "baixo-calão"? Aprendi no nível médio com um professor de português que não deveríamos usar o termo "baixo-calão" uma vez que calão já configura o nível menor do que se quer tratar. Deveríamos apenas usar calão. Ex.: «Ele utilizou palavras de calão para ofender aquele sujeito.»
O pois conclusivo
Aprendi na aula que o pois é conclusivo somente quando estiver após o verbo da segunda oração. Fazendo exercícios, entretanto, percebi que bastava o pois após o primeiro verbo para que fosse classificado como conclusivo. Qual é a regra exata?
Exemplos:
1) «Ela estudava muito, pois desejava ser aprovada.»
2) «Ela estudava muito, desejava, pois, ser aprovada.»
Desde já, muito obrigada!
O uso de Excelentíssimo
Usa-se Ex.mo apenas para autoridades, ou posso usar este pronome de tratamento para demonstrar respeito à pessoa a quem faço referência?
O aumentativo da palavra animal
Qual é o aumentativo da palavra animal?
A abreviatura da forma de tratamento Dona
Qual a abreviatura de Dona?
A locução latina ad aeternum
Gostaria de saber se é correcto dizer-se “ad eternum” ou “ad aeternum”.
A pronominalização de complementos directo e indirecto
Estamos a levar a cabo um pequeno trabalho sobre a pronominalização de complementos directo e indirecto. Temos vindo a verificar um fenómeno interessante: os falantes usam frequentemente -lhe em pronominalizações que deveriam ser -o/a ou -os/as. Exemplo: «Ele viu o João ontem à tarde» — *«Ele viu-lhe ontem à tarde», entre outros. Gostaríamos de saber se também verificou esta ocorrência e quais as possíveis explicações para este facto. Também gostaríamos de questioná-lo sobre a existência de algum artigo relativo a este aspecto que poderíamos consultar. Desde já agradecemos a sua atenção. Saudações linguísticas...
Soprar e assoprar
Como é que é correcto dizer: «assoprar as velas», ou «soprar as velas»?
Obrigada.
Andar a cavalo
Gostaria de saber por que usa-se andar a cavalo e não andar de cavalo, assim como andar de carro.
