Infinitamente e infinitivamente
Peço-lhes o obséquio de orientar-me no uso de duas palavras: infinitamente e infinitivamente. São sinônimas? Agradeço-lhes antecipadamente.
Secretária e assistente
Qual a diferença e a semelhança entre secretária e assistente?
Recorde
Estou há muito tempo com uma dúvida em relação à grafia e pronúncia da palavra "recorde" que por mais que saiba que ela se escreve e se pronuncia assim, quando assisto à TV vejo que os jornalistas famosos insistem em falar "récorde", já passei inúmeros “e-mails” para a TV Globo, os quais fui ignorado, assim peço sua ajuda de maneira a continuar com a minha consciência tranquila e ter a certeza absoluta que o correto é "recorde" e não "récorde", ou será que as duas formas estão corretas.
Palavras da família de homem
As palavras homenagem e homenagear são palavras da família de homem?
Obrigado pela atenção dispensada.
A despeito de e a respeito de
É com alguma frequência que tenho ouvido as expressões: "a despeito de ..." e "a respeito de...". Exactamente em que situações se emprega uma e outra e o que querem dizer? Muito obrigada.
«Pelos vistos»
Será mais correcto dizer «pelos vistos assim é», «pelo visto assim é», «pelos vistos aconteceu» ou «pelo visto aconteceu»?
O particípio passado do verbo chegar
É certo falar «se eu fosse de carro, teria chego mais cedo»?
O significado da expressão «de vão de escada»
Qual é a origem da expressão «de vão-de-escada»?
Obrigada!
As expressões «o que se passa aqui não se passa no Vaticano» e «algo vai mal no reino da Dinamarca»
Podiam-me explicar de onde surgem, e o que significam na realidade, as seguintes expressões idiomáticas, muito utilizadas em Portugal, e que eu não consigo entender correctamente: «o que se passa aqui não se passa no Vaticano» e «algo vai mal no reino da Dinamarca»?
Agradecido pelo comentário possível.
Bué de…
Ainda nos tempos da escola secundária aprendi várias palavras e expressões das quais desconheço a origem e só posso adivinhar a grafia. Aqui vai:
1. Bué, ou será "boé"? 2. Buerére (Bueréré, buéréré?)
3. Buéda fixe (bué de fixe, bué da fixe?)
É claro que há várias variantes onde as regras de concordância variam, como em Bués de charros em confronto com Bué charros, ou Bué fixe em lugar da expressão acima.
Não quero questionar o significado de cada uma delas que me parece bastante claro mas tão somente o sua origem.
