DÚVIDAS

Tu, você, o senhor, a senhora

No que diz respeito as formas de tratamento em Portugal, há regras que explicam como são usadas no trabalho, na família, entre amigos, entre pessoas que não se conhecem bem (p. ex. um estrangeiro encontra um português mais novo/ do mesmo grupo etário/ mais velho. E na escola? Qual a melhor forma de tratamento quando um professor se dirige aos seus estudantes (=adultos)?

Resposta

Não posso explicar o assunto desenvolvidamente, porque o Ciberdúvidas existe apenas para tirar dúvidas de língua portuguesa.

Tu. - Tratamento entre amigos do mesmo nível social e entre os quais não há muita diferença de idade. Os filhos estão começando a tratar os pais por tu. Há anos atrás, tratavam-nos por pai e mãe, geralmente.

Você. - Tratamento mal aceite nalgumas regiões de Portugal e por algumas pessoas. Não é conveniente ser usado por um estrangeiro, porque é vulgar usá-lo pessoa de categoria superior para pessoa de categoria inferior. Mas também se usa entre pessoas do mesmo nível.

O senhor/A senhora. - Tratamento que um estrangeiro pode usar. É uma forma de tratamento geral. E então dirá: o senhor...; a senhora...; minha senhora,...

É uma forma de tratamento entre pessoas que não se conhecem ou entre as quais não há intimidade.

Entre pessoas que se dão bem, também há o tratamento pelo nome:

- Ó João, empreste-me esse livro.

- Ó João, empreste-me esse livro, se faz favor.

Na escola, os professores tratam os alunos por tu.

Se alguma dúvida permanecer ou surgir, o Ciberdúvidas está ao vosso dispor.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa