Ir à feira
Minha língua nativa é o inglês e eu estou estudando português no Brasil. Não entendo se devo falar: eu vou à feira ou eu vou na feira. Qual está correto e porquê?
Bênção
Em primeiro lugar, as minhas saudações cordiais.
Levando-se em consideração a tentativa de unificação da língua portuguesa através do Acordo Ortográfico de 1990 e a coexistência da palavra "benção" como maneira antiga e popular de proferir bênção, no VOLP da Academia Brasileira de Letras, faz ainda sentido dizer que, em português europeu, "benção" constitui um erro ortográfico? Ou será apenas mais uma dupla grafia com diferença prosódica?
O texto do AO traz o substantivo composto "benção-de-deus", que não consta no VOLP brasileiro (e muito menos no português) e, certamente, figurará uma incorreção, todavia tenho dúvidas se só "benção" será aceite também em Portugal.
Desde imediatamente, muito obrigado pela sua resposta esclarecedora.
Carro: flexão em grau e família de palavras
Carrozito, carrozinho, carrãozinho e carrito pertencem à família da palavra carro?
O significado da palavra ara
Há algum tempo ouvi a palavra ara e fiquei curiosa quanto ao seu significado. Tenho a sensação de que li em qualquer lado que era uma palavra hebraica, mas não me consigo lembrar qual é o seu significado. Ficaria grata se pudesse obter aqui algum esclarecimento.
Cara a cara
Na frase: "Eles ficaram frente a frente" ou "olharam-se cara a cara", estas 2 expressões têm hífen? Porquê?
Obrigada.
Aspeto habitual e aspeto iterativo
Gostava de saber como distinguir aspeto habitual e iterativo. Igualmente, gostaria que me esclarecesse qual o valor aspetual das seguintes frases:
«Temos de acabar o trabalho até ao fim do mês.»
«Havemos de fazer o impossível para que o jornal saia no prazo estabelecido.»
«Chegaram soldados durante horas.»
«A Maria chega sempre atrasada às aulas da manhã.»
«A Ana vai estudar com o João.»
Obrigado!
Anos-luz
Qual o plural de ano-luz?
O acento tónico de Débora e Deborah
Gostaria de saber se o nome próprio Deborah, que sei que é de origem hebraica e que assume na língua portuguesa a forma Débora, é acentuado. A forma portuguesa, como é cediço, é uma palavra proparoxítona e, portanto, recebe acento agudo; entretanto, a forma estrangeira, adotada por muitos pais ao registrarem seus filhos, também segue a mesma regra, ou não?
Agradecerei muito se puderem me ajudar.
Sobre a expressão «até logo» (em Portugal e no Brasil)
A expressão «até logo» tem o mesmo sentido em português europeu e em brasileiro?
Grata pela vossa atenção.
Uso de «de que», de novo: queísmo e dequeísmo
Agradecia que me pudessem esclarecer sobre a regra que determina a utilização da forma «de que», que parece ter-se generalizado sem limites.
