A origem da palavra oxente
Quero saber qual é a origem da palavra oxente, que os nordestinos tanto dizem.
Obrigada.
Torna-se mais difícil ou tornam-se mais difíceis?
Qual é a forma correcta? Tornam-se cada vez mais difíceis de resolver os problemas de uma União Europeia... ou Torna-se cada vez mais difícil de resolver os problemas de uma União Europeia...
Sobre a palavra televisão
A palavra televisão ainda é considerada neologismo? É uma palavra composta ou derivada?
A preposição por como conector causal e explicativo
Frases do tipo:
«Eu gosto de chocolate, por ser macio e doce.»
Estão correctas? Têm infinitivo pessoal e são conclusivas?
Agradecia resposta a esta pergunta e, se possível, alguma informação adicional acerca do uso de por como conector.
Muito obrigada.
«Considerar de»?
Quero antes parabenizá-los por este excelente sítio que, acredito, tem ajudado muitos a eliminar dúvidas de nossa língua.
Cá em meu país, nos círculos jornalísticos, tem-se criado uma série de expressões estranhas. E como apreciador do bem falar, venho expor uma dúvida.
Exemplo:
«O Sr. Governador considerou a visita de positiva», «considerou de positivo» e por aí fora.
Esse tipo de frase está, ou não, correto?
Saudações!
As novas letras do alfabeto k, w e y, outra vez
O novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, datado de 1990, passou a incluir no alfabeto oficial da língua portuguesa as letras, até aqui não utilizadas, k, w e y, alterando o alfabeto de 23 para 26 letras oficiais. Eu gostaria que os senhores me pudessem explicar apenas três coisas: qual o nome oficial destas novas letras, aquando do seu soletramento, a classificação quanto ao tipo destas mesmas letras (vogais, ou consoantes), e qual o som que produzem no aparelho fonador humano (exemplo: as letras b e p são letras bilabiais, uma vez que é preciso fechar os dois lábios para estas mesmas letras poderem ser pronunciadas). Não sei se me estou a fazer entender correctamente.
Agradecido pelo esclarecimento possível.
O advérbio não
Verifiquei que a palavra nope, da língua inglesa, pode ser considerada uma interjeição. A tradução mais simples para o português seria a palavra não seguida de uma exclamação: «Não!»
A minha dúvida é: «Não!» é considerado uma interjeição na língua portuguesa? Em qual "estado de emoção" se enquadra, caso seja uma interjeição?
Obrigado.
A origem do apelido/sobrenome Mesquita
Eu queria saber a origem do apelido Mesquita.
Irradiar
(no sendido de «afastar compulsivamente»)
(no sendido de «afastar compulsivamente»)
Vi há algum tempo, num jornal desportivo, que determinado atleta, por «má conduta desportiva», tinha sido irradiado da competição. Nas pesquisas que fiz não encontrei qualquer informação que atribua ao verbo irradiar o sentido de «excluir». Será que o senhor jornalista cometeu uma incorrecção ao utilizar irradiado com o o sentido de «excluído»? Existe a forma "erradear"? Se sim, com que significado?Grato pela vossa atenção e bons serviços.
Rapidamente: complemento circunstancial de modo ou de tempo?
A palavra "rapidamente" na frase «a notícia espalhou-se rapidamente» deve considerar-se como complemento circunstancial de modo ou de tempo.
