José Pedro Machado (in Dicionário Onomástico-Etimológico da Língua Portuguesa, Livros Horizonte, Lisboa) diz que Rodrigo derivou das palavras germânicas "hrod", «glória», e "ric-", «poderoso». Rorigo, forma culta, terá dado Rodrigo (com anteriores variantes: Rodriguo, Roderigo, Rodorigo Roterigo) e, depois, Rodrigues. Não sei se foi o primeiro, mas a referência mais antiga é a do último soberano do império visigótico da Hispânia, no ano de 507, Rodrigo.
Sobre figuras históricas e personagens da literatura, Orlando Neves (Dicionário de Nomes Próprios) acrescenta o seguinte:
«São Rodrigo, presbítero e mártir espanhol do século IX, sacerdote em Córdova, clandestinamente, por a Andaluzia estar ocupada pelos sarracenos. Denunciado por um irmão, recusou-se a apostatar e foi degolado em 857 (13 de Março). Dom Rodrigo é um personagem do romance Os Noivos, de Alessandro Manzoni. Rodrigo, El Cid campeador, é a figura central da literatura épica de Espanha. Personalidades: Rodrigo Bórgia (1431-1503), papa espanhol sob o nome de Alexandre VI; John Rodrigo dos Passos (1896-1970), escritor norte-americano; Rodrigo da Fonseca (1787-1858), político, Rodrigo Paganino (1835-1863), médico e escritor, Rodrigo de Sá Nogueira (1892-1979), filólogo, portugueses.»