DÚVIDAS

Abreviaturas de títulos académicos
Sei que não faz muito sentido utilizar os títulos académicos nos dias de hoje. Mas, principalmente em Portugal, vivemos numa sociedade que preza, porventura de mais, esse tipo de considerações para licenciados e demais títulos académicos. Sempre tive a dúvida de como abreviar os títulos académicos, sendo que, nos meus tempos de estudo universitário, embora não tendo sido explicado, foi-me instruído que abreviasse da seguinte forma os graus académicos: Licenciado = Dr. Mestre = Prof. Dr. Doutor = Prof. Doutor ou simplesmente Doutor Isto está correcto ou tem algum fundamento? Tentei ver na Internet, mas não está fácil. Muitos classificam por exemplo o mesmo com a abreviatura "Me". Obrigado pela atenção.
Palavras primitivas, palavras derivadas e palavras compostas
Comecei a lecionar Língua Portuguesa na 1.ª série do Ensino Médio este ano numa Escola Estadual de Macaé e logo na 3.ª aula surgiu esta dúvida, que não consegui sanar nas gramáticas consultadas: o substantivo "guarda-chuva" é classificado como: composto, comum, concreto. Pode ser também classificado como derivado, por existirem as duas palavras "guarda" e "chuva" anteriores? Ou substantivo composto não é classificado como primitivo ou derivado? O processo de formação dessa palavra é por composição; então isso impediria sua classificação em primitivo ou derivado? Se assim não for, ele obrigatoriamente terá que ser derivado, pois não podemos classificar um substantivo como primitivo, se as palavras que o formam já existem independentes? E o substantivo "guardanapo", é composto? Sua origem é de "garde-nappe", do francês, que, na língua de origem é composto. Porém, em português, o radical "napo" não teria sentido. Grata.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa