As palavras formadas pela união de dois ou mais radicais chamam-se compostas, e podem sê-lo por justaposição ou aglutinação. Como se distinguem?
1) Quando os seus elementos estão simplesmente justapostos, conservando a sua integridade, diz-se que há justaposição. É o que acontece em: malmequer, beija-flor, segunda-feira, passatempo, peixe-espada.
2) Se os elementos constitutivos da palavra estão intimamente unidos, subordinando-se a um só acento tónico, e sofrem perda da sua integridade silábica, há aglutinação. Fidalgo (filho de algo), aguardente (água ardente), pernalta (perna alta) são exemplos desta forma de composição.
N. E. (04/02/2025) – Na terminologia usada em Portugal desde 2009 (cf. Dicionário Terminológico) e na análise morfológica daí decorrente, fala-se de «composição morfológica» e «composição morfossintática». A definição e o valor operatório destes termos não coincidem com os dos conceitos de justaposição e aglutinação, que faziam parte da Nomenclatura Gramatical Portuguesa de 1967 e ainda integram a nomenclatura gramatical que vigora no Brasil. Sobre os dois tipos de composição, consulte-se "Flexão, afixação e composição".