Aglutinação e justaposição - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Aglutinação e justaposição
Tenho dúvidas sobre o processo de formação de palavras. Algumas gramáticas que consultei não detalham bem o assunto. Se possível, eu peço que me forneçam alguns exemplos de palavras formadas por aglutinação e justaposição.
Nadson Souza Carvalho Brasil 137K

As palavras formadas pela união de dois ou mais radicais chamam-se compostas, e podem sê-lo por justaposição ou aglutinação. Como se distinguem?

1) Quando os seus elementos estão simplesmente justapostos, conservando a sua integridade, diz-se que há justaposição. É o que acontece em: malmequer, beija-flor, segunda-feira, passatempo, peixe-espada.

2) Se os elementos constitutivos da palavra estão intimamente unidos, subordinando-se a um só acento tónico, e sofrem perda da sua integridade silábica, há aglutinação. Fidalgo (filho de algo), aguardente (água ardente), pernalta (perna alta) são exemplos desta forma de composição.


T.A.