O que era, o que é e o que virá, outra vez
A resposta do Prof. José Neves Henriques suscita uma dúvida de ordem semântica, que está na origem da minha pergunta. Vejamos: "o que era, que é e que virá" não me parece ser o mesmo que "o que era, o que é e o que virá". Na primeira frase há uma idéia de simultaneidade, e, na segunda, não. Supondo-se que se trata do passado, do presente e do futuro, não é possível, no âmbito do pensamento, visualizar algo que incorpore simultâneamente os três estados temporais. Assim, se, a exemplo do prezado Professor, mudássemos a frase, teríamos: "Na Bíblia, o passado, o presente e o futuro são descritos com sabedoria" (verbo no plural, concordando com o sujeito composto). Não se poderia estender esse raciocínio para cada pronome "o", que adquiriria um caráter semântico diferente dos demais, forçando a considerar a frase constituída de sujeito composto com três núcleos, portanto, com o verbo no plural? Evidentemente o verbo no singular soa melhor; evidentemente, como já tem repetido o Prof. José Neves Henriques, a Língua é também para ser sentida; mas a questão permanece... Obrigado.
«Suma sacerdotisa»
E agora uma dúvida pungente, de suma importância: qual o feminino de «sumo sacerdote»?
"Suma" sacerdotisa? Sumo "sacerdotisa"?
Estou empancado nisto.
Obrigado.
A grafia de Maçainhas (Guarda, Portugal)
No concelho da Guarda existe uma freguesia chamada de Maçainhas. A maior parte das pessoas escreve a palavra sem acento, não sei se por tradição ou preguiça. Porém, não deveria ser antes "Maçaínhas"? Afinal, a palavra também se diz com acentuação e não vejo forma de a dizer sem esta acentuação.
Obrigada.
Cecília Meireles
Gostaria de receber a análise sintática, fônica e ótica do poema da Cecília Meireles: Chuva Chove. Sou atendente de biblioteca e estou cursando Letras.
A pronúncia de choupo
A palavra choupo pronuncia-se de que forma? (xôpo) ou (xoupo)?
«Dormir achiqueirado»
Num concurso televisivo, é perguntado ao concorrente qual o significado de "dormir achiqueirado". Dado as dúvidas não terem férias, e nos dicionários compulsados Cândido de Azevedo, Porto Editora não tropeçar em tal entrada, solicito o vosso esclarecimento para o tal "achiqueirado". Ah!, de acordo com a explicação do apresentador, é "um dormir chic", de casal em quartos apartados...
Maiúsculas e publicidade
Vi um vídeo promocional onde eram utilizadas aspas para uma citação totalmente escrita em maiúsculas.
Como «AMOR É FOGO QUE ARDE SEM SE VER».
Pareceu-me, intuitivamente, mal escrito mas pergunto se estará efetivamente incorreto, ou será apenas uma questão de estilo?
Muito obrigada.
Aspetos habitual e iterativo (II)
O segmento «agora estão ariscas, escapam-se por entre as mãos» veicula um valor iterativo ou habitual? Porquê?
Neste âmbito, surgiu-me outra questão. Li que os valores iterativo e habitual se podem conjugar. Podem-me explicar quando tal situação acontece?
Obrigado pelo vosso apoio!
Dois sujeitos: verbo no plural
O verbo vai sempre para o plural quando antes dele há pelo menos dois sujeitos?
O topónimo grego Santorini (Grécia)
Em português, como é que se pronuncia "Santorini"?
Obrigado!
