DÚVIDAS

"Umas águas, se faz favor."

Descobri nas férias passadas que é apenas no norte de Portugal que é usual pedir uma garrafa de água(s) da seguinte forma: "Umas águas, se faz favor". É que durante essas férias reparei que empregados de alguns cafés tinham dúvidas e um chegou-me mesmo a perguntar quantas queria.
Gostaria de saber se esta expressão tem algum erro de Português e o porquê do seu uso. Será que o facto de ser usado o plural (umas águas) o torna mais indefinido e que por isso seja mais delicado ou educado? Em oposição o uso do singular (uma água) seria então mais definido e por isso mais directo e não tão "delicado".

Resposta

Penso que tem razão quando diz que o uso do plural «umas águas» reforça a indeterminação, a indefinição do tipo e da marca de água que se pede. Não creio, no entanto, que esta indeterminação seja usada por cortesia, mas apenas para significar «uma água qualquer».

Não lhe sei dizer a razão desta expressão que, de facto, só se ouve no norte de Portugal, mas não me parece que nela exista erro. Diria que a língua tem recursos surpreendentes na procura da expressividade da comunicação.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa