Comprei um disco para ti
Na frase "Comprei um disco para ti" qual a função sintáctica de "para ti"?
q.e.d.
Vi esta sigla (com letra pequena) num livro sem uma explicação esclarecedora. É português?
“Metaqua”?
Gostaria que me informassem o significado semântico da palavra "Metaqua" que surgiu no título de um jornal.
Penso que a palavra tem origem latina através da aglutinação das palavras meta e aqua, no entanto a tradução para português não faz muito sentido.
Grato pela atenção dispensada.
«Atirar pagaias», «armar em pangaia» = pangaio
Existe a expressão «atirar pagaias» no sentido de «dar palpites»?
O erro «menos pior»
Sempre ouço muitas pessoas dizerem «Essa situação é menos pior que aquela», mas aprendi que antes de pior ou melhor não se usa nem menos, nem mais. Estou correto?
Sendo assim, seria correto, em vez disso, os usos de «menos ruim que» ou «mais bom que»?
Ou quando se usa mais e menos em construções comparativas?
Grato desde já!
«Arrancar com uma obra» + adulto e idoso
Pode se dizer «vamos arrancar com uma obra»?
E qual é a diferença (se existe) entre adulto e idoso?
A expresssão «problema de fertilidade»
Dever-se-á dizer «problema de fertilidade» ou «problema de infertilidade», quando nos referimos à incapacidade de engravidar?
Deslassar e deslaçar (maionese)
A maionese pode deslassar ou deslaçar, ou ambas? Fica frouxa, logo deslassa, ou perde a consistência que já tinha e, portanto, deslaça?
Obrigada. Obrigada também pelo vosso excelente trabalho.
A grafia de pamprincipiologismo
Em relação ao prefixo pan-: como ajustá-lo diante das consoantes b e p?
A dúvida surgiu ao ler a palavra "pamprincipiologismo" em um artigo acadêmico; apesar de transgredir a regra geral de não utilizar hífen antes de consoantes, não seria melhor "pan-principiologismo"?
Morfologia: biforme e caça
Tenho algumas dúvidas quanto ao processo de formação das palavras biforme e (o)/(a) caça.
Penso que a palavra biforme é formada por composição morfológica, sendo que tanto bi- como -forme são radicais (bi- = «duas» / -forme = «formas»), e seguindo o exemplo de cruciforme (cruci- = «cruz» / -forme = «forma»; «em forma de cruz»). No entanto, algumas gramáticas apresentam bi-/bis- como prefixo de origem latina, apresentando como exemplos bisneto, bimestral, o que me leva a duvidar do processo de formação da palavra biforme. Assim sendo, biforme é um composto morfológico ou palavra derivada por prefixação, ou pode-se considerar os dois processos?
Quanto à palavra caça, a dúvida consiste na expressão «o caça». Esta palavra surge descontextualizada num exercício, pelo que creio que o raciocínio de quem o resolve pode levar à consideração de dois processos distintos de derivação, uma vez que tanto a conversão como a derivação não afixal permitem a formação de nomes a partir de verbos. Como classificar o processo da palavra «(a) caça» no par de frases «ele caça muito bem» e «a caça de elefantes é proibida» e da palavra «(o) caça» no par «ele caça muito bem» e «o caça voa a alta velocidade». A minha primeira lógica é classificá-los como conversão, mas serão ambas formadas da mesma forma? Se não, como explicá-lo a alunos de 8.º ano?
Obrigada pela atenção.
