Paráfrase, outra vez
Bom dia! Sou aluna de doutoramento e precisava de saber se há alguém que tenha estudado equivalências semânticas entre várias frases para o Português. Ou seja, construções sintácticas diferentes, que levem à mesma interpretação. Julgo que o que eu procuro é trabalhos sobre construções parafrásicas no Português.
Obrigada.
Forma de tratamento de um Grão-Duque
A minha dúvida é qual é a forma de tratamento dirigida a um Grão-Duque. Será «Vossa Alteza Grão-Ducal»? «Vossa Alteza Real»? Gostaria que me elucidassem sobre o assunto. Obrigada!
A grafia de eletrofísica
Gostava, por favor, de esclarecer uma dúvida relativamente a uma palavra composta, dado que julgo que um laboratório de renome utiliza a sua forma incorreta. Assim, deverá escrever-se Laboratório de Eletro-Física, ou Laboratório de Eletrofísica?
Agradeço desde já a resposta a esta questão.
Com os melhores cumprimentos.
As variantes cetro e ceptro
No fim do período de transição comecei a usar o Acordo Ortográfico de 1990 e, até hoje, que me lembre, no que se refere a consoantes mudas, só tive uma forte discordância com o estabelecido no Acordo: foi a palavra ceptro, em que eu sempre pronunciei o pê e sempre ouvi pronunciar o pê.
É claro também que a palavra ceptro é uma palavra sobretudo escrita e muito pouco dita. Ou seja, encontra-se em livros, jornais e revistas, mas usa-se pouco na oralidade. Lembro-me de que a aprendi com o Tintin em O Ceptro de Ottokar.
Em 20 de dezembro, a propósito da conquista do Mundial pela Argentina, ouvi na CNN a palavra ceptro com o pê bem pronunciado em: «Messi pegou no ceptro», para significar «a taça», ou algo assim.
Creio que, de acordo com as transcrições fonéticas constantes nalguns dicionários, o pê não é pronunciado mas, francamente, e de forma impressiva, acho que é. Já fiz o teste com vários amigos e a opinião largamente generalizada é a de pronúncia do pê. Num universo de umas 12 pessoas, a percentagem deve andar nos 80% a pronunciarem o pê contra 20% a não o pronunciarem.
É possível também que, justamente por ser uma palavra mais escrita que dita, possa ter havido alguma corruptela oral da prolação.
Podem esclarecer?
Obrigado.
O topónimo Xique-Xique (Bahia)
Qual a maneira correta de escrever o nome desse município baiano, "Xique-xique" ou "Xique-Xique"?
Sobre a sequência «tu sois» (Nordeste, Brasil)
Estava a escutar uma música da Dona Agrestina, mazuca e tudo mais, e notei que numa parte o cantor diz «tu sois preguiçosa».
É possivel que no Nordeste tenha existido, seja lá por quanto tempo, o pronome vós que os estudiosos dizem já não ter vindo ao Brasil (e sim o vosmecê e variáveis)?
Ou terão vindo para o Nordeste portugueses que já confundiam a conjugação da segunda pessoa do plural com a da segunda do singular?
Há outros exemplos desse fenômeno ou é só esse caso do verbo ser (sois)?
“Origami”
Gostaria de saber se existe alguma palavra, para além de origami, que defina a técnica de dobragens em papel.
O futuro do conjuntivo de rever
«Quando todos revermos», ou «quando todos revirmos»? Qual forma do futuro deve ser usada?
Obrigado.
Como se pronuncia apodo?
Carvalho Costa, em "Gentílicos e Apodos Tópicos de Portugal Continental", 1973, p. 275, transcreve do "Grande Dicionário de Dificuldades e Subtilezas do Idioma Português", de Vasco Botelho de Amaral: «Apodo: (...) pronuncia-se modelarmente -pó- e não -pô-, tanto no substantivo como no homónimo verbal apodo (...).» Todavia, se consultarmos, por exemplo, o "Vocabulário Ortográfico Resumido da Língua Portuguesa", da Academia das Ciências de Lisboa, 1970, vemos que grafa "apodo (ô)". Como se pronuncia, afinal, o substantivo (que não a forma verbal de apodar): "pô" ou "pó"?
A linguística é laica?
Quando nos referimos a Deus, utilizamos frequentemente maiúsculas, não só quando utilizamos um substantivo próprio ou comum, mas também nos pronomes pessoais que Lhe fazem referência.
Porquê? Utilizamos Deus e não deus porque Deus é o nome próprio de Deus, ou simplesmente por respeito e temor?
Se for claro que o nome próprio de Deus não é Deus mas, digamos YHWH, como afirma o Catecismo da Igreja Católica, deveremos grafar Deus ou deus?
O hábito de utilizar maiúsculas quando falamos Dele, aplica-se só ao Deus judaico-cristão, ou a todas as outras divindades?
Se admitirmos que o nome de Deus é YHWH, devemos escrever assim mesmo com tudo em maiúsculas, ou Yhwh?
A linguística é laica?
PS: Perdoem-me a provocação da última questão. Creio que as questões que coloco são reais.
Mas, evidentemente, sempre se pode pôr um pouco de humor naquilo que se faz.
